Slam da Roça – Novembro

Slam da Roça – Novembro

1 de novembro de 2016 2 Por Mariana Moura

img_8347Vivemos um momento tenso e intenso no nosso país, com um cenário político assustador para nós moradores de periferias, mas seguimos lutando. Diariamente a gente tira energia de onde não tem, afinal de contas, a vida é um ciclo de autos e baixos, e nós, meros trabalhadores, temos que recarregar nossas esperanças para seguirmos em frente. Acreditamos num futuro melhor, e acreditamos também no poder transformador da arte, no poder das palavras e da nossa expressão no mundo. E uma das ferramentas mais potentes que utilizamos é a literatura, através dos nossos textos, tentamos mudar essa cruel realidade, escrevemos por uma necessidade de transformação social. E sempre que possível, vamos criar espaços para que essas transformações aconteçam.
Um espaço transformador, sem dúvidas, é o Slam da Roça, que é uma batalha de poesias que acontece no centro de Franco da Rocha todo último sábado do mês, os poetas competem entre si numa deliciosa brincadeira, onde a poesia é sempre a maior campeã, essa poesia que nos une. Na deliciosa noite, é o público que avalia os textos dos poetas e é o público que escolhe o CAPIAU ou a CAPIOA da noite, os vencedores da nossa roça. Há mais ou menos um ano, os Slam’s tem pipocado em São Paulo e atualmente, se ficarmos de olho na internet, deve ter um ou mais Slam’s por dia na capital e nas periferias paulistas, que fervem de poesia autoral, dando protagonismo aos periféricos, que agora lançam livros e tem seus trabalhos disseminados em diversos espaços de resistência.
Então fique de olho, pois todo último sábado do mês, francorrochenses, moratenses e pessoas de todo o estado de SP, podem se enfrentar na divertida batalha de poesia, que é apresentada por nosso querido amigo Beto Bellinatti, que engrandece nossa animada batalha, que esse ano, integra a programação do Território CONPOEMA. O próximo será no dia 26/11, às 19h30, com microfone aberto, inscrições dos poetas e regras da competição, em frente à Casa de Cultura de Franco da Rocha.
A realização do Slam da Roça é da Associação Cultural CONPOEMA em parceria com o agitador cultural Beto Bellinati.