CONPOEMA Recebe…3 espetáculos de teatro em maio

CONPOEMA Recebe…3 espetáculos de teatro em maio

26 de abril de 2016 0 Por Meire Ramos

CR-cuscuz16A população da nossa região poderá conferir 3 espetáculos teatrais gratuitos no mês de maio, que fazem, com muito humor, o público pensar a respeito de corrupção, direitos, liberdade e machismo.
Com o espetáculo “O Cuscuz Fedegoso”, o grupo paulistano Buraco D’Oráculo volta a se apresentar na região, no dia 6 de maio, às 20h no calçadão de Francisco Morato. O espetáculo apresenta figuras que povoam o imaginário popular, tipos comuns que vivem nas ruas de um grande centro urbano, valorizando a eterna luta pela sobrevivência. Além de proporcionar muitas risadas, a obra também propõe uma reflexão a respeito das relações sociais.

Sinopse: Dona Maria do Cuscuz vende seus quitutes nas ruas. Entre as guloseimas está o cuscuz feito com fedegoso, um matinho cheiroso. Como não encontra comprador, oferece o tal cuscuz a um pedinte, que ao se deliciar com a iguaria, finge passar mal para não ter de pagar.

No dia seguinte, 7 de maio, o grupo piracicabanCR - liberdade16o Por Volta de Logo Depois, apresentará dois de seus espetáculos em Francisco Morato.
No calçadão de Morato, às 15h, o público assistirá o espetáculo “Liberdade Liber[..]dades”. Carregado de ironia e pouco pudor, o grupo expõe seus descontentamentos com a sociedade contemporânea, que sistematicamente vem usurpando os direitos dos indivíduos.

Sinopse: O Grupo Por Volta de Logo Depois precisa chegar ao Teatro Municipal para apresentar a sua nova peça-alerta. Porém, o coletivo que os transporta quebra no meio do caminho e enquanto tentam consertá-lo para seguir viagem, problemas maiores surgem e fazem com que o grupo exponha com muita crítica e humor a sua relação com a Liberdade.

CR-vitrines16À noite, às 20h, o grupo seguirá para o Espaço CONPOEMA, onde a atriz Alessandra San Matin, apresentará seu monólogo “Vitrines”, concebido em parceria com o Corporeal Arts Incorporated (USA). A atriz convida o público para adentrar no íntimo feminino, nas dores e na batalha do que é ser mulher diante dos olhos de uma sociedade machista, que assedia, impõe, pune e mata mulheres todos os dias.

A personagem Francisca marginalizada por sua comunidade por ser prostituta, ao ser excluída dela, para subverter seu sofrimento, cria novos mundos, personagens e histórias, com as linhas e amarras que deveriam a prender.

Endereços
Calçadão em Frente a estação da CPTM de Francisco Morato – Praça Juvenal Hartmman, centro.
Espaço CONPOEMA – Av. São Paulo, 965 – Vila Suíça – Francisco Morato

Mais informações: 44888524

O CONPOEMA Recebe…2016 é financiado pelo ProAC, através do projeto Território CONPOEMA, uma realização da Associação Cultural CONPOEMA e do Governo do Estado de São Paulo, através de sua Secretaria de Cultura. Esta edição conta ainda com apoio da Cooperativa Paulista de Teatro.