Que seja infinito

Que seja infinito

25 de abril de 2016 0 Por Meire Ramos

(10)O Conto de Todas as Cores, do Teatro Girandolá, visitou, neste fim de semana, as cidade de Franco da Rocha e Francisco Morato, as duas cidades-irmãs em que atuamos, e que em muito se assemelham.
Para chegar até o primeiro bairro visitado, por essa circulação do ProAC em Franco da Rocha, entramos em uma estrada de terra, que foi nos levando pra longe do centro urbano, se não tanto em quilometragem, muito em seu cenário, bem mais interiorano. O Green Valey recebeu a apresentação neste sábado, no estacionamento do depósito de materiais de construção do Regis, um dos poucos comércios do local. Nossa lona foi posta sobre o chão de terra, e todo o bairro já estava sabendo da atração, então, logo as crianças foram chegando, fazendo fila pro algodão-doce e pra pipoca, e se divertindo com as histórias dos livros, que ficam sempre disponíveis antes da peça.
Dentre as muitas crianças, mães e pais se aproximavam, para incentivar os filhos lendo pra eles, ou apenas observando com afeto a alegria deles.
Quando os personagens do Quintana, que também saíram dos livros, foram contar suas peripécias, a plateia caiu na gargalhada logo no primeiro instante, com a entrada da Finoca, uma empregada muito carismática e da Lili, uma menina muito sapeca. E durante todo o espetáculo, a meninada foi relacionando cada personagem que entrava com alguém que conheciam na vida real, nos contando também sobre seus professores, diretores e vizinhos. E ao final, transformaram suas melhores sensações em desenhos, que foram pendurados no varal, como na peça.

Veja as imagens desse dia:

[slideshow_deploy id=’12610′]

E no domingo, fomos até o Jardim Olga, conhecer a meninada e um pouco da realidade daquele lugar, que como disseram alguns moradores, fica sempre muito esquecido, dentro da grande Morato.
Lá as crianças também tinham os pés pintados pelas brincadeiras com a terra, e logo foram nos falando sobre o bairro, sobre o campinho de futebol, onde apresentamos, e sobre o caminhão que lá estava, que parecia ser um vagão de trem, mas que descobrimos ser um caminhão de transportar cavalos.
Esses garotos eram mais curiosos, e conheciam-nos e nosso cenário, e nossa peça, tocando. Eles trataram logo de pegar os figurinos e os adereços para conhecer em seus corpos. Nós estávamos entrando em seu espaço de diversão, e eles começaram a se divertir conosco, a dividir o espaço de preparação, a nos ajudar a criar os adereços que pintamos para a apresentação, e muito facilmente, nós nos atravessamos.
Depois foram brincar com os livros, com os doces, e depois com a peça em si.
O sol das 11h da manhã, desse nosso outono quente, fazia com que ficássemos ainda mais perto do público, ao tentarmos dividir aquela sombra feita pela lona improvisada, e eles nos tocavam o tempo todo, queriam a nossa atenção, nos davam objetos, papeis e palitos de algodão-doce, e vivam conosco cada passo daquela história.

Confira as fotos desse encontro:

[slideshow_deploy id=’12654′]

Nós fechávamos o ciclo de apresentação de Morato, enquanto começávamos as apresentações de Franco, o que me fez pensar na possibilidade da continuidade e não do fim. Carregaremos muito conosco dos 10 bairros de Morato, assim como deixamos algo em cada lugar por onde passamos, e que a possibilidade de contar por aqui como foi a nossa experiência, possa despertar em outros o desejo de conhecer esses locais, assim como fez a meninada do curso de dança, junto com os professores da Casa de Cultura de Morato, que aproveitaram para levar o street dance pros bairros onde passamos. Que assim também outros colaborem como puderem, para que as famílias tenham mais acesso à arte, e cada um desses bairros ganhe sempre cada vez mais vida.

Confira por onde mais o Conto passará em Franco da Rocha:

29/05 (domingo): Mato Dentro (próximo da EMEB Palmiro Gaborim)
12/06 (domingo): Vila Palmares (no campinho de futebol)
19/06 (domingo): Vila Lanfranchi II (próximo da EMEB Arnaldo Guacieri)
26/06 (domingo): Jd. União (próximo da E. E. Elvira Parada Manga)
07/08 (domingo): Vila Elisa (na Praça Brasil)
14/08 (domingo): Vila Santista/Pq. Sta Delfa (próximo da EMEB Cevero de Oliveira Moraes)
20/08 (sábado): Jd. dos Reis (próximo da EMEB Maria Hernandez Aguilar)
21/08 (domingo): Vila Lemar (na Rua Madeira)
28/08 (domingo): Lago Azul Ortiz (no campinho Água Prata)

O projeto “Conto de todas as cores – colorindo nosso quintal” foi contemplado pelo ProAC editais – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. O espetáculo é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, através de seu núcleo artístico Tearo Girandolá.
Mais informações: 4488-8524