Personagens de Quintana foram até a biblioteca do CCJ

Personagens de Quintana foram até a biblioteca do CCJ

21 de março de 2016 0 Por Meire Ramos

(18)A biblioteca do Centro Cultural da Juventude (CCJ), da Cachoeirinha, recebeu neste sábado a visita de personagens das poesias de Mário Quintana, que ganharam vida própria. Fiapo, Manolo e Jandira, montaram seu varal de histórias e de lá saiu a espuleta Lili, uma garotinha que está descobrindo o mundo fora de casa, dos riscos às belezas que se há na rua.

O público conheceu neste Conto de Todas as Cores, as criações hipotéticas da menina, que a faziam percorrer por diversos mundos paralelos através de sua imaginação, questionando as normas convencionais da nossa sociedade e das nossas instituições, de maneira simples, próprias das crianças. Porque na escola devemos ficar sempre sentados, copiando textos e mais textos? Porque deixamos de dar vazão à nossa criatividade?

A história contada de maneira descomplicada abriu espaço para que alguns dos presentes interferissem com comentários, suspiros, e muita gargalhada!

[slideshow_deploy id=’11842′]

O Teatro Girandolá circula há 8 anos com este espetáculo por diversos espaços, sensibilizando os olhares dos adultos e cativando muitas crianças e adolescentes com o seu trabalho. Nesta apresentação tivemos algumas boas trocas de experiências, como a integração espontânea muito especial com um adolescente do bairro, que chegou tímido, mas que com o passar do espetáculo, se divertiu, gravou vídeos da peça, e ao final, conversou muito e até ajudou na arrumação do cenário. Essa troca sempre nos é muito significativa, e esperamos que ela possa reverberar positivamente na vida desse menino.

Essa nova vivência nos foi possível através da circulação pelo Circuito SP de Cultura, da prefeitura de São Paulo. E a saga da menina Lili pelos espaços culturais da capital paulista continua, Lili e seus companheiros seguirão para a Casa de Cultura do Butantã (Av. Junta Mizumoto, 13, no Jardim Peri-Peri, São Paulo), com apresentação no dia 3 de abril às 11h, com entrada gratuita.