Saravalizemos!

Saravalizemos!

9 de fevereiro de 2016 0 Por Meire Ramos

(40)Atravessamos o deserto do saara e chegamos até o Espaço CONPOEMA para a nossa primeira atividade do ano, um irreverente sarau de carnaval. A segunda edição do nosso SARAVAL aconteceu no último sábado, dia 06, com a presença de artistas e foliões que se produziram com adereços, roupas e muita maquiagem, e se preencheram de alegria, distribuindo-a em forma de poesia.
Para ultrapassarmos nossas formas e ideias pré-concebidas, que podem prevalecer durante as muitas quartas-feiras cinzas que se seguem no ano, nos permitimos carnavalizar em diferentes ritmos, cantando, rimando, e batucando, com muita criatividade e ousadia. Violinos, violões, vozes, e pandeiros, tudo isso coube no nosso carnaval.
A festa já estava boa com as diversificadas apresentações, e ficou ainda melhor quando pudemos conferir um pouco do que será o novo projeto da CONPOEMA em parceria com o querido Beto Bellinati, que trouxe pro saraval sua experiência com os Slams paulistanos.
Em maio, dentro da programação do festival Oxandolá 2016, daremos início a mais uma ação para promoção da poesia, com a criação do nosso Slam da Roça, que acontecerá sempre no último sábado, em Franco da Rocha. E nós fizemos nossa primeira experimentação neste saraval.
O Slam é um espaço para que poetas apresentem suas obras autorais, com performances e interpretações que serão avaliadas pelo jurados tirados dentre o público. É uma competição onde sempre vence a poesia.
A brincadeira poética animou a noite, pegando muitos artistas de surpresa, mas provocando-os a explorar ainda mais seus potenciais. No palco 6 poetas apresentaram suas produções, e na plateia os jurados consideraram empatadas duas poesias, e as autoras tiveram ainda a chance de mostrar mais uma obra para o desempate. E não faltou emoção na nossa folia!
Durante toda noite ainda pudemos conferir as poesias de Erineide Oliveira, poetiza de Franco da Rocha, que teve suas poesias publicadas na edição de fevereiro do Zine Poesias do Fronte: a cidade armada em versos, e que também nos deus a honra de sua presença e graça.
E pra fechar a noite carnavalesca, nos colocamos a dançar em ritmo de marchinas, numa bela maneira de extravazar e começarmos bem as nossas atividades de 2016.
Que este sarau tenha sido um mostra do que será o nosso ano, que sigamos alegres, saravalizando os dias.

Veja abaixo as fotos dessa festa:

[slideshow_deploy id=’10935′]

O Sarau CONPOEMA é uma realização da ASSOCIAÇÃO CULTURAL CONPOEMA,  e pode ser conferido todos os meses, no segundo sábado, a partir das 19h, no Espaço CONPOEMA (Av. São Paulo, 965 – Vila Suíça – Fco Morato/SP).

E no próximo fim de semana, dias 12 e 13 de fevereiro, tem mais espaço para folia, com shows que integram a programação do “CONPOEMA Recebe…”, confira por aqui a programação gratuita.