1ª Mostra de Cinema da Mulher

1ª Mostra de Cinema da Mulher

2 de fevereiro de 2016 0 Por Meire Ramos

cartaz-NETÉ com muita felicidade que venho convidar a todos para participarem de um evento que foi pensado e será realizado colaborativamente por mulheres, com a realização do coletivo Baciada das Mulheres do Juquery, que nasceu ainda em 2015.

Desde agosto, eu e outras mulheres francorrochenses estamos nos reunindo para estudo e discussão de textos feministas, também para compartilhar vivências e construir uma rede solidária, que nos ajude a reconhecer e sair de relacionamento abusivos e situações de violência, além de fortalecermos a nossa autoestima e pensarmos em maneiras de colaborar com a nossa emancipação.

Desde o princípio desejamos que mais mulheres estivessem conosco, percebendo a importância desses momentos para a nossa transformação e transormação da nossa realidade, então começamos a pensar em ações que pudessem colaborar com o diálogo com nossa comunidade.

Foi assim, que além das reuniões quinzenais, o coletivo passou a realizar ações de colagem de lambe-lambe no centro da cidade e no fim do mês de fevereiro realizará a 1ª Mostra de Cinema da Mulher, para discutir as produções que problematizam as diferentes realidades das mulheres.

A mostra que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro contará com exibição de 02 documentários e 02 filmes de ficção, seguidos de roda de bate-papo.

Toda a equipe de produção, assistentes técnicos, e debatedoras são mulheres. Viva!
Ficha Técnica:

Produção e curadoria: Luciene Costa, Mariana Moura, Maira Machado, Meire Ramos e Rute Guedes
Recepção: Maira Machado
Material Gráfico: Mariana Moura
Fotografia: Mariana Lima e Meire Ramos
Vídeos: Mariana Moura
Alimentação: Luciene Costa e Rute Guedes
Técnica de Som: Natalia Benite e Raisa Rocha
Técnica de Luz: Thatiana Moraes
Trilha Sonora: Helen Cristina e Maira Machado
Divulgação: Baciada das Mulheres do Juquery e Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha
Divulgação virtual: Baciada das Mulheres do Juquery e Ina Soares
Programação:
Dia 26/02 – 20h | Calçadão em frente a Casa de Cultura
“No Devagar Depressa dos Tempos”
Eliza Capai | Brasil – 2015 | Documentário
Guaribas, ali bem do lado da Serra das Confusões, interior dos interiores do Brasil. Onde o tempo da escravidão ainda é frase no presente, algo começa a mudar na vida de mulheres de duas gerações que acabaram de cruzar a linha da miséria.

“Virou o Jogo: a história de pintadas”
Marcelo Villanova | Brasil – 2012 |Documentário
Em Pintadas, no semiárido baiano, o machismo era absolutamente normal. As leis eram para os homens e pelos homens, como em tantos lugares do Brasil. O filme mostra como algumas mulheres se organizaram para vencer o machismo, mudando hábitos e jogando bola.

Roda de conversa com Jéssica Moreira (Nós, Mulheres da Periferia)

Dia 27/02 – 20h | Casa de Cultura
“Preciosa: uma história de Esperança”
– Lee Daniels | EUA – 2010 |Drama
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A Sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Bate-papo sobre o filme.

Dia 28/02 – 18h | Casa de Cultura
“4 meses, 3 semanas e 2 dias”
– Cristian Mungiu | Romênia/Bélgica – 2007 |Drama
Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia e Gabita dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov), chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

Bate-papo sobre o filme com Iana Cossoy

Na semana que antecede o dia internacional propomos o que julgamos ser uma importante atividade para reflexão e debate sobre os enfrentamentos diários vividos pelas mulheres. A 1ª Mostra de Cinema da Mulher, é realizada pelo coletivo Baciada de Mulheres do Juquery e co-realizada pela Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha, e conta com o importante incentivo da secretária Taiana Garcia e apoio da Associação Cultural CONPOEMA.

Todos são bem-vindos às sessões e debates, porém não serão tolerados racismo, transfobia, lesbofobia, bifobia, gordofobia e nenhum tipo de discurso de ódio.

Mais informações: www.facebook.com/baciadadasmulheres