Nosso Território das Artes CONPOEMA
1 de fevereiro de 2016A Associação Cultural Confraria Poética Marginal, mais conhecida como CONPOEMA, foi fundada no ano de 2012, porém, sua atuação vem de muito antes. Já em 2007, grande parte de seus atuais integrantes já atuavam juntos, desenvolvendo muitos projetos que ao longo dos anos foram se fortalecendo e que em 2012 impulsionaram a formalização e fundação da Associação. Esses projetos e ações, desenvolvidos por esse coletivo desde 2007, nasceram de uma grande inquietação e desejo de seus fundadores, que era poder permanecer aqui em nossa região fazendo arte e cultura.
Até bem pouco tempo atrás, o cenário cultural de Francisco Morato e Franco da Rocha era muito mais árido. Não havia em nossa região espaço para a produção cultural local, não haviam espaços físicos e também não haviam espaços simbólicos. Quem produzia Arte por aqui, quase sempre não encontrava oportunidade pra mostrar aqui seus trabalhos e acabava sendo muito mais conhecido fora, do que dentro de sua cidade. Os poucos grupos e artistas que surgiam, não conseguiam se manter produzindo por muito tempo. Shows musicais, apresentações teatrais, espetáculos de dança, exibição de filmes, exposição de artes plásticas eram eventos que raramente aconteciam nessas cidades. Ok, ok! Essa realidade nem é tão distante assim, mas é fato que ela vem mudando.
Hoje, ao menos, nos defrontamos com grupos e artistas com quase uma década de trabalho continuado, com alguns espaços mantendo, minimamente uma programação continuada. Hoje, quem mora por aqui não pode mais dizer que por aqui não há o que se fazer, porque tem sim. Temos saraus que acontecem em 3 espaços diferentes, temos diversos bares que adotaram a música ao vivo e abriram oportunidade de remuneração para os músicos locais, temos alguns projetos das prefeituras em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e com o SESC, que garantem atrações periódicas, gratuitas e de ótima qualidade para a população, temos festivais de artes integradas, mostras de teatro, e tudo isso sendo viabilizado tanto por produtores independentes como pelo poder público. Isso pode até parecer pouco, mas não é pouco não senhor! Porque possibilitar a população a oportunidade de ter contato com a Arte é contribuir efetivamente com a formação e exercício da cidadania. E é justamente por isso, porque acreditamos no quanto é importante esse contato com Arte, que seguimos, há quase uma década fazendo Arte, ampliando nosso território CONPOEMA e desenvolvendo projetos que possibilitem o contato de nossos conterrâneos com ela. A Associação CONPOEMA acredita na Arte como potente ferramenta de transformação social e por isso, todos os nossos projetos e parcerias apostam nesse caminho e nessa direção.
2016 está só começando e temos pela frente um ano inteirinho que será recheado de muitas atividades e novidades. Ainda em 2015 escrevemos um projeto que foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura: o projeto Território CONPOEMA. Fomos contemplados com um prêmio de 150 mil reais e esse recurso possibilitará em 2016 a continuidade e fortalecimento dos projetos que já desenvolvemos (CONPOEMA Recebe, Sarau CONPOEMA, Informativo Ôxe e Oficina de Teatro) e também a criação e manutenção de mais dois novos projetos: “Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeiras” e “Laboratório de Produção Cultural”, ampliando dessa forma nosso território de atuação.
A Associação CONPOEMA e seu projeto Território CONPOEMA foram premiados num edital que reconhece os Territórios das Artes do Estado de São Paulo. Num universo de 141 projetos apresentados, ficamos entre as 30 iniciativas contempladas. Esse prêmio, mais do que o valor financeiro (que é claro que é muito bem vindo e que vai contribuir imensamente com as nossas ações) traz o reconhecimento de nossa atuação e simbolicamente legitima essa quase uma década de insistência, de resistência. Esse prêmio é um prêmio que não é só nosso, que é de muita gente… é seu, que está agora lendo esse texto; é de todos os parceiros que andam lado a lado com a gente, potencializando nossas ações; é de todas as pessoas que acessam nosso site; de todas as pessoas que curtem nossa página no facebook; é de todos os artistas locais, que podem ver nele uma inspiração pra também continuar realizando suas ações e escrevendo seus projetos; é de todos aqueles que de alguma forma contribuem com as ações da CONPOEMA; é de todos aqueles que contribuem de alguma forma para a melhoria de nossa região. Esse prêmio é da população de Franco da Rocha e Francisco Morato, pois vai financiar ações de fim público, ações que vão beneficiar diretamente os moradores dessas cidades, ações que serão oferecidas gratuitamente e que vão potencializar ainda mais a área cultural da nossa região. Esse prêmio vai trazer muitas oportunidades bacanas para a nossa região, portanto, aguarde, se prepare e fique ligado, vem muita coisa boa por aí. Acesse nosso site e acompanhe nossa programação. 🙂