Último encontro do projeto Quilombos Urbanos na Vila Sônia!

Último encontro do projeto Quilombos Urbanos na Vila Sônia!

1 de dezembro de 2015 0 Por Fabia Pierangeli

_MG_6283 (Copy)O projeto “Quilombos Urbanos – semeando em concreto” foi premiado pelo VAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo) e durante todo o ano de 2015 desenvolveu ações que promoveram a discussão acerca do conceito de quilombo na contemporaneidade. Essas ações priorizaram o encontro, a diversidade, a troca de experiências e promoveram uma rica e intensa reflexão.

“O que são quilombos? O que são Quilombos urbanos? O que é Quilombo para cada um de nós, e para cada coletivo? Para a pergunta que chegava aos ouvidos – O que é um quilombo? – ao invés de uma resposta, outras tantas perguntas eram gestadas: O que é um quilombo hoje? Um refúgio? Mas do que fugimos? Ao que re-existimos? Pois se o Quilombo era o local para onde fugiam os escravos em busca da liberdade, de uma vida sem correntes, sem capataz e reis, sem donos da terra e da vida, porque esta questão é levantada hoje, após mais de 100 anos de abolição da escravatura no Brasil? Assim cheias de indagações, iniciamos o projeto “Quilombos Urbanos Semeando em Concreto” com o objetivo de promover encontros para pensar e debater coletivamente essas perguntas com as pessoas da periferia de São Paulo que resgatam e mantém viva a cultura afro brasileira ou indígena.” (Trecho de relato das idealizadoras do projeto)

E diante de tantas indagações feitas e que ainda estão por vir, resta ainda desse projeto um último encontro que acontecerá no dia 5 de dezembro a partir das 9h, na Praça Doutor José Ória, que fica na Rua Joaquim Galvão, Vila Sônia- São Paulo e colocará em pauta de discussão a educação, tendo como referências a educação na cultura indígena, nas comunidades quilombolas e a educação libertária. Alguma dúvida de que esse último encontro ainda vai dar muito o que falar e pensar? Após esse último encontro, o projeto ainda viabilizará a produção de um documentário de todo o processo desenvolvido ao longo de 2015. Juntando tanta diversidade, é claro que o resultado só pode dar em coisa boa!!!