Sarau para respirar!

Sarau para respirar!

12 de abril de 2017 0 Por Meire Ramos

_MG_1282O segundo sábado do mês é uma data muito especial pra população da região, é sinônimo de encontro entre amigos para poetizar, é dia de Sarau CONPOEMA, que já está há 04 e meio movimentando as cidades do entorno de Francisco Morato, reunindo artistas e comunidade, para compartilhar seus anseios. Nesse momento de tamanha barbárie e retrocessos nos direitos sociais, em que vivemos num caos, de muita desinformação, o Sarau é um respiro, é espaço para diálogo, aprofundamento de idéias, e espaço pra exprimir artisticamente o turbilhão de sentimentos que vivenciamos.
Neste último sábado, dia 08, o Espaço Conpoema recebeu, sobretudo os poetas locais, que tem resistido, se engajado, e se estimulado a produzir em tempos de incertezas e medos, a usar o microfone pra denunciar, criticar e criar coletivamente cada vez mais oportunidades de trocas, e alternativas para sobrevivência.
As crianças do bairro da Vila Suíça também estavam presentes, experimentando e recriando os aprendizados do Cantinho CONPOEMA de leitura e brincadeira, que na data, estava completando o seu primeiro aniversário.
Elas também leram histórias e poesias e mandaram ver na dança, com o famoso passinho do Romano.
Além de uma grande brincadeira para elas, com estimulo à criatividade, o sarau possibilita que elas participem desde pequenas, de uma importante formação cidadã, a partir da apreciação das obras apresentadas e das inúmeras falas críticas.
E elas, também participam ativamente, sensibilizando os demais participantes e imprimindo seus olhares sobre o mundo.
Neste mês, o poeta que lançou o Zine Poesias do Fronte – A cidade armada em versos, foi o Marcos Rabelo, jovem frequentador assíduo do sarau, morador de Franco da Rocha, e um apaixonado declarado pelos artistas e pela arte da nossa região. Ver seu envolvimento com inúmeras linguagens, é também uma injeção de ânimo, pois vemos de perto a potência da arte.
Suas poesias foram lidas durante toda a noite, e a cada mês um poeta local diferente, publica seus textos autorais, mostrando e fortalecendo a produção da nossa periferia. Confira as fotos da nossa festa:

[slideshow_deploy id=’18668′]

O sarau CONPOEMA está contemplado pelo ProAC saraus, do edital do Governo do Estado de São Paulo.

Outras informações: 4488-8524