O Juquery e a nossa transformação!

O Juquery e a nossa transformação!

8 de dezembro de 2016 0 Por Mariana Moura

_mg_4946Mais um domingo nasceu nas cidades da Bacia do Juquery, e em Franco da Rocha, dentro do Complexo Hospitalar do Juquery, nós, do Teatro Girandolá e da Associação Cultural CONPOEMA passamos a tarde preparando o prédio da antiga Rotunda para mais uma apresentação do espetáculo “Juquery: memórias de quase vidas”, espetáculo criado a partir das vivências com internos e funcionários do Juqueri, trabalho que nasceu depois de tantos anos de história na nossa região, tão estigmatizada por pessoas que conhecem Franco da Rocha apenas como “cidade dos loucos”.

Pra nós, da CONPOEMA, tem sido extremamente significativo apresentar esse espetáculo num espaço tão emblemático para a instituição, espaço cheio de energia de sofrimento e tratamentos aos doentes mentais da época. Tem sido transformador pra gente, assim como transformador para o espaço, que já estava há um ano sem uso, agora além dos espaços que usamos para as apresentações, também distribuímos fotos, desenhos e textos pelos corredores, salas e paredes do prédio, com a exposição “O que seria daqui, se não fosse o Juquery?”.

Estamos com essa temporada desde o dia 06/11, e em todas as tardes de apresentação, tivemos diversos  públicos, que se identificaram e se emocionaram com o espetáculo, em todas as apresentações tivemos casa lotada e longas discussões sobre a loucura imposta, loucura social, compartilhamento de saberes e vivências de cada um que assistiu a peça. Agradecemos a presença e confiança de todo mundo que compareceu e engrandeceu o nosso trabalho.

Confira abaixo as imagens da penúltima apresentação da peça:

[slideshow_deploy id=’17179′]

Está curioso(a)? Ainda dá tempo de ver a última apresentação do ano, que acontecerá no próximo domingo, dia 11, às 17h, com entrada gratuita. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos e os ingressos serão distribuídos no próprio local da apresentação, com 1 hora de antecedência, são apenas 40 lugares. O Complexo Hospitalar do Juqueri fica na Av. dos Coqueiros, 300, Centro, Franco da Rocha/SP e as apresentações acontecem no prédio da antiga Rotunda.

Essa temporada é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, através de seu núcleo artístico Teatro Girandolá e integra a programação da Franco Mostra Teatro 2016, promovida pela Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha, e é desenvolvida através de recursos próprios da Associação.
Mais informações: 4488-8524