Luz brilhou na final do SLAM da Roça!

Luz brilhou na final do SLAM da Roça!

6 de dezembro de 2016 0 Por Mariana Moura

_mg_3929Mais um ano está indo embora, 2016 foi um ano difícil pra muitas pessoas, ano de muitas mudanças políticas e muitas mudanças nas nossas vidas, mas também foi um ano de muitas realizações e conquistas. Pra nós, da CONPOEMA, foi um ano de muito trabalho e concretização de desejos que desenhamos para esse ano. Um dos desejos que surgiu nesse 2016 veio do nosso amigo Beto Bellinatti, um grande parceiro, que nos deu a ideia de realizarmos um SLAM aqui na nossa região, pra você que está lendo e não sabe, Slams ou Poetry Slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos poetas, que se apresentarão no dia. E nós topamos o desafio e realizamos o primeiro SLAM em maio desse ano.

E de lá pra cá, nos reunimos mensalmente e batalhamos poesias em Franco da Rocha, todo último sábado do mês. Na primeira edição do SLAM, já percebemos o poder transformador desse espaço, onde os poetas brincam e declamam seus textos, e em todas as edições, temos apenas uma campeã: A POESIA, que une as pessoas e ressignifica nossas realidades. Cada poeta é o protagonista de suas histórias e todos nós estamos mudando nossa caminhada e engrandecendo nossas almas com poesia, a nossa roça teve uma colheita maravilhosa nesse ano, nossa roça, nossos roceiros, nossos capiaus e capioas deixaram nossa terra ainda mais fértil, ainda mais resistente.

No último SLAM do ano, aconteceu a grande final, onde todos os poetas e todas as poetisas que venceram durante as edições anteriores, se enfrentaram, pegaram o microfone e deram o seu melhor. Enquanto essa festa começava, recebemos o escritor Bobby Baq, que lançou o seu livro “Nébula”, recheado de poesias e lindas ilustrações, os compradores podiam apreciar a obra, saboreando algumas lichias distribuídas no espaço. Mas simbora falar de mais uma divertida competição, onde sete monstros e monstras da poesia se enfrentaram. Na primeira fase, Thiago Peixoto, Meire Ramos, Luz Ribeiro, Felipe Nikito, Gilberto Araújo, Mari Moura e André Arruda falaram duas poesias. Os jurados estavam atentos e exigentes, como sempre, querendo boas poesias e ótimas apresentações, avaliaram as apresentações e deram suas notas. Todos se dedicaram e realizaram ótimas apresentações, mas a final foi composta por Felipe Nikito, Luz Ribeiro e eu, Mari Moura. Como sempre é, foi uma final emocionante, onde a poesia pulsava de nossos olhos e de nossas veias, escrever é uma necessidade e apresentar isso pro mundo dessa maneira, é incrivelmente renovador. Foi mais um lindo e contagiante SLAM, pra fechar o ano e trazer novas energias poéticas para 2017.

_mg_4193O talentosíssimo Felipe ficou em terceiro lugar, emocionando a galera toda. Eu e Luz, mais uma vez, empatamos, falamos mais um texto, empatamos novamente, fomos para as palmas, empatamos novamente… E partindo para os finalmentes, a grande vencedora dessa edição, que garantiu a vaga para o SLAM BR e vai enfrentar outros escritores e escritoras do Brasil foi a lindíssima e intensa Luz Ribeiro, que brilho na Casa de Cultura, arrepiando todos os presentes. Parabéns, Luz, que seu caminho permaneça lindo e que você tenha força para enfrentar as batalhas da vida. A mim, só resta a alegria de estar ao lado dessas pessoas incríveis e compartilhar momentos com elas, escrevemos por necessidade e a nossa explosão poética continuará acontecendo em 2017, haja o que houver, nossa voz é a nossa resistência. Veja as fotos:

[slideshow_deploy id=’17125′]

Esperamos que o nosso final de ano seja recheado de alegrias e poesias, para aguentarmos os balanços que a vida nos dá. Agradecemos a cada pessoa, a cada jurado, a cada poeta, a cada um que passou pelo nosso SLAM, esse e qualquer outro evento, só acontece com a colaboração de todos vocês. Gratidão eterna!!! Esse ano o SLAM da Roça integrou a programação do Território CONPOEMA. Ano que vem estamos de volta, na frente da Casa de Cultura, em Franco da Rocha, com o nosso parceiro e agitador cultural Beto Bellinati, com seu ânimo que encanta ainda mais nossa festa.