Um novo final para a Cigarra cantora

Um novo final para a Cigarra cantora

28 de outubro de 2016 0 Por Meire Ramos

_mg_9522A meninada da Vila Suíça teve um mês bem animado, aproveitando outubro como toda criança merece, com muita brincadeira! E por aqui, com muito espetáculo teatral, que fez a imaginação correr solta! No começo do mês tivemos a Vó Zinha, Conta Tudo!, com apresentação na nossa sede, depois levamos a apresentação do Conto de Todas as Cores pra rua do bairro, como vocês puderam acompanhar nos textos anteriores, e fechando a programação infantil, tivemos nesta quarta-feira, dia 26, a visita da Cia. São Genésio, de Hortolândia, ao Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeira, pelo projeto “CONPOEMA Recebe…”
A história de La Fontaine saiu do livro e tomou o espaço com os personagens e cenário que cativaram os pequenos, a Cigarra Cantora, Seu Formigão e o Louva-Deus encantaram o público, que em sua maioria havia dito no início que já conhecia a fábula, mas depois de alguns instantes foram surpreendidos e mergulharam nessa deliciosa versão. Alguns cochichavam tentando recontar à sua maneira, mas todos foram arrebatados pelas canções e passaram a interagir com tudo que os atores propunham.
A Cia. tratou de enfatizar na montagem a importância da valorização do trabalho do artista, que se dedica bastante para chegar a um bom resultado, e que muitas vezes, diferente de outros trabalhos, não possui uma característica comercial, mas uma função social.

[slideshow_deploy id=’16475′]
Na história, e como muitos sabem, o seu Formigão é um operário, e que passa a primavera e o verão construindo sua casa e comprando alimentos para passar o inverno com mais tranquilidade, porém a Cigarra e o Louva-Deus, que também trabalharam durante toda a primavera e verão, quando chegam ao inverno nada possuem, e na história original morrem de frio. A Cia. pediu licença para as crianças para mudar esse trecho, e deu a oportunidade da Cigarra e seu parceiro Louva-Deus terem um final feliz.
Com muito bom humor a Cia. São Genésio introduziu com os pequenos, o assunto da mercantilização do trabalho do artista, e dos ideais capitalistas, e até aqueles que ao serem questionados haviam dito que achavam que ser artista não era um trabalho, mudaram de ideia ao final do espetáculo. Uma importante tarefa que me deixou muito feliz de acompanhar, colaborando ainda mais com a formação cidadã desses meninos e meninas que frequentam nossa sede.

O CONPOEMA Recebe… é uma realização da Associação CONPOEMA, no ano de 2016 está contemplado pelo ProAC Tritório das Artes, pelo projeto Território CONPOEMA, e nessa edição conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha e da Secretaria de Cultura de Francisco Morato.
As atrações acontecem mensalmente com entrada sempre gratuita, acompanhe as próximas atividades da agenda CONPOEMA, clicando aqui.