Informativo nº 06/2009

Informativo nº 06/2009

3 de julho de 2009 0 Por Gilberto Araujo

cabeçalho informativo n.6.09.

O Informativo Cultura Morato, é uma iniciativa independente, sem fins lucrativos e sem vínculo político-partidário, publicado mensalmente pelo Teatro Girandolá em seu blog e por e-mail, que além de divulgar a atividade artístico-cultural em Francisco Morato e região, também contempla produções artísticas como poemas, fotografias e desenhos, além de entrevistas com pessoas ligadas à área cultural.
Mande suas sugestões e críticas pelo e-mail teatrogirandola@gmail.com e faça parte também dessa rede
.

Maiakovski, poeta russo “suicidado”
após a revolução de Leni, escreveu, ainda no início do século XX :

“Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim.
E não dizemos nada. Na segunda noite. Já não se escondem, pisam nas flores,
matam nosso cão. E não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles,
entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.


linha título 1

Do dia 06, com o Sarau de Inauguração do Espaço Girandolá, até o dia 28 de junho, com a apresentação do Conto de todas as cores para público de Francisco Morato, Cajamar e Franco da Rocha no Espaço Girandolá, uma série de atividades marcaram um mês intenso de atividades no qual o Teatro Girandolá comemorou os seus dois anos de existência.

As atividades (apresentações do espetáculo “Conto de Todas as cores”, oficinas de vivências teatrais, performance pelas ruas do centro de Francisco Morato e contação de histórias) foram realizadas de forma absolutamente independente. Não houve nenhum tipo apoio, nem do Poder Público Municipal e nem do setor privado. E essas ações tiveram como objetivo chamar a atenção da comunidade para a necessidade da criação de grupos e espaços destinados à criação artística e outras práticas relacionadas com a cultura.

O grupo está trabalhando para que o Espaço Girandolá seja um espaço com este propósito, servindo de residência para que o grupo aprofunde suas pesquisas, intensifique o diálogo com a comunidade através de ações como oficinas e bate-papos, pois compreender e relacionar-se com a comunidade é também fator necessário no fazer teatral que o grupo busca e acredita.

Abaixo um breve passeio pelas atividades que o grupo realizou durante o mês:

linha título 2

Além destas atividades o grupo continua seus projetos:

“Contando com o Girandolá”, trabalho desenvolvido com uma turma de educação infantil, uma vez por mês, com a qual realiza vivências como brincadeiras cantadas tradicionais e experiências com contação de histórias;

Espetáculo “Aruê!”. Os ensaios seguem a todo vapor e a partir do mês de agosto os atores estarão semanalmente participando de um projeto formativo no Galpão das Meninas do Conto, grupo reconhecido pelo trabalho que realiza para o público infanto-juvenil.

A atriz e palhaça Andréa Macera estará mais uma vez em Francisco Morato a convite do grupo para dar apoio em sua pesquisa da arte do palhaço.

linha título 3

Este é o nome do mais novo jornal de Francisco Morato. A novidade é que talvez seja um dos únicos (se não for o único) meio de comunicação impresso da nossa cidade, que apesar de ter tido apenas uma edição, já mostrou que não pretende ser mero pretexto para falar deste ou daquele partido político.
Jornais para fins politiqueiros têm muitos e demorou pra que surgisse um meio de comunicação mais preocupado com o valor e a seriedade (ainda que seja extremamente bem humorado) da informação. Vida longa ao Oxê!

Veja a edição do Oxê! na internet, acesse blogduoxe.blogspot.com

linha título 4

Franco da Rocha sediará uma Mostra Cultural, com teatro, música e poesia. O evento será no dia 04 de julho, às 21h. Já no dia 05 de julho será a vez do Encontro de Danças de Franco, marcado pela apresentação de bolero, tango, samba-rock, dança do ventre clássica e moderna, contemporâneo e outros.
A Mostra e o Encontro serão realizados no Cine Marajá, antigo Cinema de Franco. Vale à pena participar.

linha título 5

Final do ano de 2008, o então candidato a prefeito Zezinho Bressane assina o Termo de Compromisso com a Cultura, no qual, além de outras responsabilidades consta que um Plano de Cultura para o ano de 2009, assim como um outro plano para todo o mandato será construído em parceria com a sociedade civil.

Ano de 2009, candidato eleito, reuniões de membros do Departamento de Cultura com Conselho Municipal de Cultura são realizadas para a construção deste plano. Maio de 2008, Plano de Cultura para 2009 é apresentado verbalmente em reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura por membros da Casa de Cultura Vinícius de Moraes.

Final de junho de 2009, após inúmeras tentativas, ligações na Casa de Cultura, o bendito plano de cultura simplesmente não é divulgado oficialmente pelo Poder Público. Os projetos e ações inseridos no Plano, embasados em diálogos que o Conselho tem realizado desde o ano passado, simplesmente não estão sendo divulgados. Não tendo o Plano em mãos, fica um tanto difícil sabermos dos rumos da cultura e continuamos a andar neste mar incerto e ineficaz da cultura nesta cidade, que já se arrasta desde a outra gestão. E-mails foram mandados, telefonemas realizados e nada de sermos informados das ações deste plano, que inclusive já estavam previstas para o mês de junho. Nós, artistas desta Moratéia Desvairada não cansamos de nos perguntar: O que fazer? ‘Milhões’ de reuniões já foram feitas, termos de compromisso assinados.

O que falta então para que a cultura seja tratada com o mínimo de respeito? Falta competência dos nossos gestores públicos? Falta união e militância mais eficaz dos realizadores culturais da cidade? Após tanto diálogo precisaremos partir para ações de maior “visibilidade” como intervenções públicas pelas ruas, do tipo “marcha pela divulgação do Plano Municipal de Cultura”? Falta cumprir com compromissos simples, como o que foi feito entre o Departamento de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura? No qual o primeiro se comprometeu a enviar documento do Plano de Cultura apresentado verbalmente para que o segundo divulgasse amplamente.

Pequenos compromissos que dizem tanto sobre este ‘descompromisso’ com que a cultura continua a ser tratada em Francisco Morato, mas agora com um Termo de Compromisso com a Cultura assinado por nosso prefeito!

linha título 6

Atividades de julho do CEU Perus

• Dia 09 às 18h00 – Espetáculo teatral: Quem não ama não mata – Cia do Acaso
• Dia 11 às 18h00 – Show Almir Rogério
• Dia 17 às 20h00 – Show de rock Banda Winchester e Banda Reises
• Dia 21 às 14h30 – Palestra sobre doação de órgãos.
• Dia 24 às 20h00 – Festival de Rock com as bandas: Anonimato, Line Effects, Benihanna e Lavinnia
• Dia 25 às 14h00 – Show de talentos
• Dia 28 às 14h00 – Forró é melhor – Cia Ballet Sopro
• Dia 31 às 10h30 – Batucada de Bamba – Dinho Nascimento
• Cinema sempre aos domingos: 10h cinema infantil,15h cinema juvenil

CTI “Abre as pernas” 06 anos de investigação


A Cia. Teatro da Investigação comemora seis anos levando à cena dois espetáculos. EFÊMEROS – Comédia. A CTI “ABRE AS PERNAS”, ou seja, a cena para grupos convidados criando um espaço para a diversidade e comunhão de diferentes linguagens. O espetáculo reúne cinco peças curtas: “360 do avesso” e “A quase virgem” do repertório da Cia. e três convidados: “A Latina”, “Sinal Verde” e “Os K – a experiência”. 65 min. 14 anos. Next, Rua Rego Freitas, 454 – Vila Buarque. Quartas 21h. R$ 20,00. De 01 a 30 de julho.

ALARIDO – Drama. Um casal em silêncio. Ezequiel e Cleide na incompetência de dialogarem suportam a convivência graças à “Cria” da relação, personagem que condensa e distribui os sentimentos e emoções dos dois. De Edu Brisa Dir. Juliana Crifes. Com: Anderson Negreiro, Carla Monteiro, Cris Camilo e Mariane Lima. 14 anos. Next, Rua Rego Freitas, 454 – Vila Buarque. Quintas 21h. R$ 20,00. De 01 a 30 de julho.
(tem um banner no e-mail mas não consigo abrir)

Caravana Noroeste Paulista

Projeto dos grupos “As meninas do Conto”, “Furunfunfum” e “Cia Rodamoinho”, contemplados pela XIV Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. O projeto Caravana Noroeste apresenta uma proposta mais aprofundada de formação de pessoas interessadas em conhecer, estudar e instrumentalizar-se nas linguagens expressivas que caracterizam o trabalho das três companhias: o teatro, o teatro de bonecos, a narração de histórias e a música, entre outras.
Dando continuidade ao caráter formativo dos projetos anteriores, as três companhias propõem desta vez uma oficina de longa duração gratuita. Para saber mais acesse caravananoroeste.com.br.

Espetáculo “Sobre tomates, tamancos e tesouras”

Vale a pena conferir o solo da palhaça Mafalda.

O espetáculo retrata um crime que envolve o uso de tomates, uma tesoura, um tamanco e a apresentação de uma artista de cabaré. Por meio de flashbacks, o espectador conhece uma realidade deturpada dos fatos.

O solo é criado por artistas de dois importantes núcleos de pesquisa da arte clownesca. Preste atenção em como no espetáculo, inspirado em clichês de filmes noir, a plateia é obrigada a tirar as próprias conclusões sobre o que de fato aconteceu.

E notícia boa, o espetáculo pode ser visto até o dia 26 de julho gratuitamente no
Centro Cultural Sesi Vila Leo­poldina – rua Carlos Weber, 835, Vila Leopoldina, São Paulo.
Mais Informações pelo telefone 11/ 3834-5523
Dias e Horários: Quinta, às 20h; sexta, às 15h e às 20h; sábado, às 20h; e domingo, às 18h.

_________________________________________________________________________

Mande você também um texto, uma imagem, um desenho ou qualquer outra produção para finalizar nosso Informativo Cultura Morato! E ajude adivulgar.
Envie para sua lista de contatos e amplie essa rede.
__________________________________________________________________________