Franco da Rocha comemora seus 71 anos em grande estilo!

Franco da Rocha comemora seus 71 anos em grande estilo!

30 de outubro de 2015 0 Por CONPOEMA
aa P1 - 24. Hospital Central do  Juquery antiga

Foto arquivo – Sr. José Parada

No próximo dia 30 de novembro, a cidade de Franco da Rocha completará 71 anos de emancipação político administrativa e para comemorar mais um aniversário, a Secretaria Adjunta de Cultura preparou um calendário recheado de atrações artísticas e culturais para toda população.

Tudo começa na tarde do dia 13 de novembro, com a apresentação do espetáculo infantil “O desaparecimento da cumadre Fulozinha”, no Centro Cultural, às 16 horas. Entrada franca!

O dia seguinte, 14, dando início também às comemoções da data da Consciência Negra, acontece a 1ª Feira Gastronômica e Cultural Afro. Nesse dia, o Paço Municipal será palco de um grandioso evento com atrações de gastronomia tradicional afro, artesanatos, modas, atrações artísticas e outras. Nesta sua primeira edição, a Feira, que é realização das Secretarias Adjunta de Cultura e Ação Social em parceria com os Povos de Terreiros e Matrizes Africanas de Franco da Rocha, terá início às 12 horas.

Dentre os dias 18 de novembro e 05 de dezembro, acontece a Franco Mostra Teatro 2015, uma mostra não competitiva, que acontece na cidade há 16 anos, oferecendo à população espetáculos criados durante o processo anual dos alunos do Núcleo de Experimentações Teatrais e conta também com a participação de grupos convidados. Neste ano a programação é a seguinte:

18/11 – AÚLTIMA DANÇA DE ROMEU E JULIETA; espetáculo dos alunos da Escola Paulo Duarte. No Centro Cultural, às 20 horas;
19/11 – OS SONHOS DE HELENA; intervenção teatral da Onze Horas Cia de Teatro. No Calçadão Dona Amália Sestini, às 18 horas;
20/11 – DECOTE’S; montagem teatral dos aluno do Núcleo de Experimentações Teatrais. No Centro Cultural, às 20 horas;
21/11 – WOYZECK e DILEMAS DE DONA DULCE; montagem teatral dos aluno do Núcleo de Experimentações Teatrais. No Centro Cultural, às 20 horas;
22/11 – ARA PYAU – Liturgia para o povo invisível; espetáculo do Teatro Girandolá que estará integrando também a programação do Comboio das Artes, que terá uma vasta programação a partir das 16 horas. Casa de Cultura, às 20 horas;
25/11 – A DAMA DA LOÇÃO ANTIPIOLHO, montagem teatral dos alunos da Escola de Comunicação e Artes da USP. Centro Cultural, 20 horas;
26/11 – QUERO A LUA; montagem teatral dos aluno do Núcleo de Experimentações Teatrais. No Centro Cultural, às 20 horas;
27/11 – Reapresentação das montagens WOYZECK e DILEMAS DE DONA DULCE. Centro Cultural, 20 horas;
28/11 – OLHARES RODRIGUIANOS; montagem teatral dos aluno do Núcleo de Experimentações Teatrais. No Centro Cultural, às 20 horas;
29/11 – AO CAIR DO CÉU UM ESPETÁCULO AÉREO CIRCENSE; montagem da Trupe Caiu do Céu que se apresenta pelo projeto Circuito Cultural Paulista. Avenida Israel, 20 horas;
02/12 – Reapresentação da montagem QUERO A LUA. Centro Cultural, 16 horas;
02/12 – Reapresentação da montagem DECOTE’S. Centro Cultural, 20 horas;
03/12 – Reapresentação de A ÚLTIMA DANÇA DE ROMEU E JULIETA. Centro Cultural, 20 horas;
04/12 – OS MALACRIADOS, espetáculo da Liga dos Palhaços. Calçadão Dona Amália Sestini, 20 horas;
05/12 – Reapresentação da montagem OLHARES RODRIGUIANOS. Centro Cultural, 20 horas.

Dia 19 de novembro, o Centro Cultural abrigará o 1º Forum Fé e Cultura, Tradição Religisa Africana, que terá como pauta principal de discussão “A intolerância religiosa”. A partir das 19 horas.

No dia 22 de novembro, a cidade recebe mais uma edição do Comboio das Artes, projeto realizado pelos coletivos participantes do Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juquery. Consta da programação, a partir das 16 horas, espetáculos musicais das bandas L’Pare, Fibonattis, Doutor Júpter e do jovem músico Elves Ferreira. Às 20 horas, o Teatro Girandolá apresenta o espetáculo Ara Pyau – Liturgia para o povo invisível. O evento conta também com uma exposição fotográfica dos artistas Mariana Lima e Humberto Muller. Tudo isso nas dependências da Casa de Cultura.
Shows musicais também serão atrações das festividades, num grande palco que será montado na avenida Israel. Dentre eles:
Dia 28 de novembro, Emicida, Odisséia das Flores e outros grupos de hip-hop da região;
Dia 29, NX Zero e grupos da região;
Dia 30, Maria Cecília e Rodolfo e outras duplas da região.
Tudo gratuíto, sempre a partir das 19 horas.

No dia 06 de dezembro, a avenida Giovani Rinaldi, no Parque Vitória, recebe a partir das 9 horas mais uma edição do COBAFRAN 2015, o tradicional concurso de Fanfarras e Bandas, que tantas boas histórias já proporcionou para a cidade.

Dia 10 de dezembro serão apresentadas, numa grande festa de Encerramento das Oficinas Artístico-Culturais que são oferecidas pela Secretaria Adjunta de Cultura aos munícipes. Serão apresentados nesse dia os trabalhos das oficinas de Artes Visuais nas modalidades Cinema, Graffite, Papietagem e Papel Machê, Desenho e Pintura, Bonecos e Máscaras e Estamparia.

No dia 11 é a vez das apresentações de encerramento das Oficinas Culturais de Música, que mostrará os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das oficinas de Violão, Percussão e Teoria Musical.

E, para fechar o ano com alegria, dia 12 de dezembro será a vez das apresentações de encerramento das Oficinas Culturais de Dança, nas categorias Dança de Rua, Dança Afro, Dança Contemporânea e Dança da Melhor Idade.

Como se pôde ver, atrações não faltam. Tem e muitas, para todos os gostos. Portanto, é só anotar na agenda, partir pra alegria e dar os Parabéns à Franco da Rocha!!!