Depois de uma pausa em virtude do 11º Inverno cultural Franco da Rocha, o Marajá Cine Clube retorna neste mês de setembro apresentando a mostra O SERTÃO EM BRANCO E PRETO, que exibirá os clássicos da filmografia nacional, a seguir:
Dia 10 – O Pagador de Promessas; baseado na obra de Dias Gomes, conta a história de Zé do Burro e sua mulher Rosa. Um dia, o burro de estimação de Zé atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. O filme, de 1962, tem a direção de Anselmo Duarte e duração de 95 min.
Dia 17 – Vidas Secas, filme inspirado na obra literária de Graciliano Ramos, que conta e história de uma família de retirantes, Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia, que, pressionados pela seca, atravessam o sertão em busca de meios de sobrevivência. O filme, de 1963, foi dirigido por Nelson Pereira dos Santos, com duração de 103 min.
Dia 24 – Deus e o Diabo na terra do Sol, um marco do Cinema Novo, mostra a história do Sertanejo Manoel, um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Do ano de 1964, o filme tem a direção de Glauber Rocha, com duração de 110 min.
O Marajá Cine Clube é um projeto que tem a parceria da Diretoria de Cultura de Franco da Rocha com o Informativo Ôxe e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e acontece sempre aos sábados, às 20 horas, com entrada franca. Prestigie.