Juntos podemos mais: Viva Periferia Viva!

3 de outubro de 2011 0 Por Gilberto Araujo

Como é bom encontrar pelo caminho pessoas que acreditam nas mesmas coisas que a gente. Como é bom dividir a estrada com pessoas que desejam semear as mesmas sementes. Como é bom ter com quem dividir a responsabilidade de arar o solo, plantar as sementes e cuidar pra que elas germinem, cresçam viçosas e deem bons frutos. 
Como é bom poder acreditar que um dia colheremos e saborearemos os bons frutos que estamos plantando hoje. No último dia 27 estivemos na Quilombaque, num encontro que reuniu cerca de 60 pessoas, de 20 coletivos culturais de todos os cantos da cidade de São Paulo e da grande SP e fundou a rede Viva Periferia Viva, que já se exercitava há cerca de 3 anos. 
Um coletivo de coletivos que tem como princípio fundamental a solidariedade e a crença de que a cultura tem o poder de transformar realidades. Coletivos que decidiram dar as mãos (literalmente) e compartilhar conhecimentos, estratégias, equipamentos e recursos. O Teatro Girandolá integra esse rede e se sente honrado com isso, mais que honrado, se sente acalentado. A rede nos ampara, nos dá a certeza de que não estamos abandonados nem sozinhos. 
Foi nela que, nos últimos 2 anos, encontramos força pra continuar nossa caminhada, que tantas vezes se mostrou tão solitária em nossa própria casa (cidade). Foi lá que encontramos espaço pra compartilhar e discutir nossos trabalhos, que encontramos gente com quem trocar figurinhas, que encontramos equipamentos pra desenvolver atividades que não conseguiríamos desenvolver se nossos parceiros não tivessem generosamente nos cedido seus equipamentos, que encontramos motivação pra acreditar no potencial dos nossos projetos e pra correr atrás de recursos pra que eles acontecessem. 
A fundação da rede foi um dia de celebração, foi um dia que reuniu os diversos coletivos que há tempos já a teciam. Nosso desejo é que mais mãos se juntem as nossas, pra continuar aumentando o tamanho e a resistência desse movimento, que mais vozes se juntem ao nosso coro pra gritar e fazer ressoar: 
VIVA PERIFERIA VIVA!!!!!!!!!!!!!!