Buster Keaton encerra o ano no Marajá Cine Clube
29 de novembro de 2011Para fechar o ano com chave de ouro, o Marajá Cine Clube apresenta trabalhos realizados pelo grande ator e diretor americano, do princípio do século passado, Buster Keaton.
Keaton era considerado um grande comediante nos anos 20. Mas somente a partir da década de 60 os críticos reconheceram que seus filmes possuíam tanto valor artístico quanto os de Chaplin e passaram a considerá-lo também um gênio do Cinema. Ambos foram excelentes cineastas, porém Keaton, ao contrário de Chaplin, deixou de lado o sentimento e levou a comédia puramente física à sua maior expressão. Como disse James Agee, ele foi “um inventor maravilhosamente criativo de situações cômicas de características mecânicas”.
Para celebrá-lo, o Marajá Cine Clube mostrará dois de seus principais filmes.
Dia 03 de dezembro, o filme a ser apresentado é Sherlock Júnior, de 1924, que apresenta a história de um aspirante a detetive e projecionista de cinema que se vê em maus lençóis quando um rival rouba o relógio do pai da sua amada e o acusa. De volta ao seu trabalho, durante uma projeção, ele adormece e sonha que ele está em um filme, onde é o detetive da história, procurando por umas jóias roubadas.
No dia 17, é a vez de A General, de 1927, que conta a história de Johnnie, um jovem que ama sua locomotiva, a General, e Anabelle Lee. Quando a Guerra Civil começa, ele é rejeitado pelo serviço militar por ser mais valioso como engenheiro, e sua amada pensa que ele é um covarde. Johnnie, porém, prova sua coragem quando espiões da União capturam seus dois amores: a General com Anabelle a bordo.
O Marajá Cine Clube, que traz sempre um filme diferente, acontece aos sábados, sempre às 20 horas, no Cine Teatro Marajá (Rua José Augusto Moreira, 27 – Centro – Franco da Rocha) e é uma realização da Diretoria de Cultura de Franco da Rocha e da Ôxe! Produtora Comunitária e tem do apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Franco da Rocha.