Oficina de artesanato indígena – Projeto “Ara Pyau – contando histórias, trocando saberes”
30 de março de 2012No último dia 24, abrimos as portas da nossa casa – o Espaço Girandolá – para compartilhar com a comunidade a primeira ação aberta do projeto “Ara Pyau – contando histórias, trocando saberes“, que está sendo desenvolvido em parceria com as comunidades Guarani Mbya, do bairro do Jaraguá-SP, Tekoa Pyau e Tekoa Ytu e foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.
A oficina de artesanato indígena contou com a participação de 20 pessoas e começou com a preparação de uma comida típica da cultura guarani, o Tipá, um pão frito.
A Poty Poran, moradora da aldeia Tekoa Ytu falou um pouco sobre a maneira como eles aprendem as coisas dentro da cultura guarani, que valoriza muito a observação e enquanto conversava, foi preparando a massa. Depois que a massa ficou pronta, todos os participantes foram convidados a colocar suas próprias mãos na massa para modelar seu próprio pãozinho. A fritura dos pães foi feita pela Poty, com a ajuda da Fabia e da Andréa, integrantes do Teatro Girandolá.
Depois da introdução culinária a artesã Jerá Poty, moradora da Tekoa Pyau, iniciou sua oficina.
Entre muitas miçangas, penas e linhas, os participantes escolheram o tipo de material que usariam para a confecção do seu colar, pulseira ou palito de cabelo, num exercício de liberdade e criatividade. Enquanto todos confeccionavam seus acessórios, o tipá ficou pronto. Juntos, ainda finalizando suas peças, todos dividiram e saborearam o pão guarani.
Uma tarde deliciosa, recheada de conversas, trocas e muitas descobertas, que foi finalizada com a volta pra casa levando as belas peças produzidas durante a oficina.