(De) Bate-papo “Ser indígena na sociedade moderna”

1 de abril de 2012 0 Por Gilberto Araujo

Esta atividade é mais uma iniciativa realizada pelo Teatro Girandolá com o projeto Ara Pyau – contando histórias, trocando saberes, através do ProAc (Programa de Ação cultural ) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e que conta também com o apoio da Cooperativa Paulista de Teatro, Prefeitura municipal de Franco da Rocha e Confraria Poética Marginal.

A primeira ação deste projeto aconteceu no último dia 20/03 no Espaço Girandolá, onde pudemos contar com a presença das artesãs indígenas Poty Poran e Jera Poty da aldeia Tekoa Pyau que nos presenteou com algumas de suas técnicas de produção de adornos e uma maneira diferente de ensinar, pois, aprendemos através da observação e da prática, e como diz o ditado, só se aprende a fazer fazendo. Aprendemos também a fazer o Tipá uma comida típica à base de trigo.

Resumindo o primeiro encontro, foi deliciosamente maravilhoso, pois além de alimentados com nossos próprios Tipás, saímos enfeitados com os adornos que confeccionamos e, o mais importante, com a bagagem cheia de novos conhecimentos adquiridos através das conversas com pessoas que, apesar de tão próximas, possuem uma cultura tão diferente da nossa, e a preservam de maneira tão sábia, uma vez que respeitam e também convivem com outra cultura. Para a segunda ação do projeto Ara Pyau, contaremos com a presença de lideranças da Aldeia Guarani do Jaraguá Tekoa Pyau, onde, em poucas palavras, podemos resumi-los como sábios, pois, o que eles tem pra nos contar não é nada mais nada menos do que o simples e essencial ato de humanidade e respeito, tão necessários nesta sociedade moderna, mas que a cada dia tornam-se mais distantes de todos nós.

Caso você se permita nos dar a graça de sua presença e queira compartilhar com a gente este ( De ) Bate-papo sobre o assunto “Ser indígena na sociedade moderna”, compareçam no dia 19/04 às 19h30 no Centro Cultural Newtom Gomes de Sá, que fica na Av. Sete de Setembro s/n° no Centro de Franco da Rocha.