Últimas ações do projeto “Ara pyau – Contando histórias, trocando saberes”
8 de maio de 2012Projeto realizado com apoio do ProAc 2011, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado de são Paulo
Oficina de narração de histórias com Kika Antunes
Dando continuidade ao projeto “Ara Pyau”, nos dias 16, 17 e 18 de maio, às 19h, acontece no Espaço Girandolá (Av. São Paulo, 965, Vila Suíça, Francisco Morato, SP) uma oficina de narração de histórias com Kika Antunes, contadora de histórias e diretora do nosso novo espetáculo, fruto desse projeto. A oficina é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 4488-8524 ou pelo e-mail fabia@teatrogirandola.com.br
Estreia do espetáculo “Ara Pyau – Liturgia para o povo invisível”
Enfim, está chegando o grande momento… estamos a poucos dias da estreia do nosso “Ara pyau – Liturgia para o povo invisível”, espetáculo teatral que conta um pouco do nosso encontro com a cultura Guarani, nossas vivências e troca de experiências, se bem que, podemos afirmar que mais aprendemos com uma cultura milenar como esta, pois, lá o tempo não para, mas, fica suspenso, “lento” e cada coisa tem exatamente o tempo que precisa ter, sem atropelos, sem desgastes. Os momentos vividos na aldeia do Jaraguá são momentos intensos de uma vida vivida, refletida, pensada, tanto, que acreditamos que até quando estivermos bem velhinhos ainda teremos muito o que pensar sobre estes momentos junto deste povo que não deseja o melhor para si, mas sim para o mundo, respeitando a tudo e a todos.
A montagem do espetáculo “Ara pyau – Liturgia para o povo invisível”, é a última ação desenvolvida dentro do projeto realizado através do ProAC e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com o apoio da Cooperativa Paulista de Teatro e Confraria Poética Marginal, no entanto, este não é um fim em si mesmo, mas o fechamento de uma etapa para o início de um novo ciclo, uma abertura para novas trocas de saberes, para compartilhar e semear no coração e mente dos homens esta semente milenar de cultura inteligente cultivada pelos Guaranis através de séculos e séculos de história cheios de intempérie.
O espetáculo mostra um pouco da nossa visão sobre a cultura deste povo, um povo que ao que pudemos perceber nestes encontros, apesar de tudo o que lhe aconteceu e acontece até hoje, ainda cantam, dançam e são felizes.
“Ara pyau- Liturgia para o povo invisível” estreia dia 01/06 no Espaço Girandolá em Francisco Morato e será apresentado no dia 02/06 no Centro Cultural Newton Gomes de Sá em Franco da Rocha às 20h, passando depois pelas cidades de Cajamar, Caieiras, Jundiaí, São Paulo (nos bairros do Jaraguá e Perus)… E onde mais Nhanderu Papa Tenondé nos guiar.
Acompanhe nossa programação, veja o melhor dia, horário e local e venha conhecer um pouco mais sobre esta cultura, sobre este povo e sobre nós, Teatro Girandolá.