Girandolá Recebe… Espetáculo Navio Negreiro

26 de junho de 2012 0 Por Gilberto Araujo

Para quem estava achando que receber em Franco da Rocha um grupo de teatro por mês estava de bom tamanho, vai se surpreender nesses próximos meses.
Já adiantamos que o Inverno Cultural em agosto vem cheio de boas atrações, e que o público de teatro vai poder ir ao centro cultural até se cansar!
E nesse mês não será tão diferente assim, o Girandolá Receberá três grupos, totalizando quatro apresentações artísticas em julho.

No primeiro dia do mês, um domingo, nós temos o prazer de participar e partilhar da abertura de trabalho do grupo nascido em Franco da Rocha, o Teatro em Carne e Osso, esse, no processo de construção do seu terceiro espetáculo, ainda sem nome definido.
O trabalho surgiu a partir do mote “solidão”, mas rumou também para outros caminhos. O grupo continua com a pesquisa do teatro popular e hoje o espetáculo narra a história de três mulheres que vivem num vilarejozinho, sendo uma velha, uma jovem e uma criança, cada qual com um segredo e com suas esperanças.
Depois da apresentação, que será às 20h, no centro cultural Newton Gomes de Sá, no centro, o grupo fará um bate-papo com a platéia.
Serão aproximadamente 80 lugares, e os ingressos serão distribuídos gratuitamente com uma hora de antecedência.

A Cia de Teatro Educando com Arte também estará em Franco, depois da sua apresentação em Morato, o Navio Negreiro segue pras duas próximas estações da linha 7-Rubi da CPTM.
No dia 22 a apresentação será na praça em frente a estação Baltazar Fidelis, as 17h, e no dia 29, o grupo desembarca no calçadão do centro de Franco, apresentando também às 17h.
Os Navegantes de Itupeva, percorrerão nesse projeto, com apoio do ProAC nº 12/2011, por todas as cidades atravessadas pela linha 7 da CPTM.
A Cia. teve como fonte de pesquisa o poema de Castro Alves, e faz com o espetáculo uma analogia entre os horrores vividos nos navios negreiros e as situações, prisões e violências a que estamos sujeitos nos dias de hoje.