Oxandolá [In] Festa 2012 – uma coisa leva à outra

26 de junho de 2012 0 Por Gilberto Araujo
Ensaio Aberto do novo processo do Teatro em Carne & Osso 

E vai chegando ao fim mais uma edição do Oxandolá, Festival de Artes que realizamos desde 2010, em parceria com o Informativo Ôxe!, para comemorar nossos aniversários.
Ainda temos mais um final de semana, dia 29 (sexta-feira) – Pauta aberta, dia 30 e 01 (sábado e domingo) Abertura de Processo com o Teatro em Carne & Osso, mas já vamos entrando em ritmo de despedida. Foram 13 dias e 16 atrações diferentes, que trouxeram teatro, música, artes visuais e muita troca de ideias pra Francisco Morato, num dos lugares mais apropriados pra receber essa nossa festa, o Centro de Integração da Cidadania, CIC Francisco Morato.
Aproveitamos já esse espaço pra agradecer a todos aqueles que se fizeram presentes (público e artistas) e tomaram parte nessa festa, que não é só nossa, mas de todos os cidadãos moratenses. Esse Festival vem mostrar pra quem quiser ver que SIM, É POSSÍVEL manter uma programação cultural diversificada e que o teatro, a MPB, os debates, as exposições e outras manifestações artístico-culturais que não fazem parte da industria de cultura de massa TEM PÚBLICO EM MORATO, tem gente interessada SIM!!!
Vem mostrar também que os artistas e realizadores culturais locais PODEM E DEVEM ser valorizados tanto quanto os artistas e realizadores de fora. Temos um baita orgulho de dizer que escrevemos um projeto, concorremos com grupos do estado de SP inteiro e ficamos entre as 16 propostas premiadas pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, que recebemos R$ 60.000,00 e que com esse dinheiro, pudemos pagar todos os artistas que se apresentaram em nosso Festival, tanto os parceiros locais como os parceiros de outras regiões. Com esse dinheiro pudemos fazer um material de divulgação bacana, oferecer serviço de camarim para os artistas, alugar equipamentos de som e luz e principalmente promover ARTE e CULTURA em nossa cidade.
Queremos ainda agradecer aos nossos apoiadores: CIC Francisco Morato, Cooperativa Cultural Brasileira e Prefeitura de Franco da Rocha.
Aproveitamos também pra deixar bem claro que NÃO pudemos contar com o apoio da Prefeitura de Francisco Morato, embora sua logomarca tenha sido veiculada no nosso material de divulgação pelo fato de termos algumas apresentações na rua e termos solicitado à eles que nos fornecessem um eletrecista para providenciar um ponto de energia afim de ligarmos os equipamentos. Como já era de se esperar, o eletricista não apareceu e se nós mesmos não tivessémos nos virado com o tal ponto de energia, as atividades não teriam acontecido. É vergonhoso e ao mesmo tempo impressionante, mas os responsáveis pela Superintendência de Cultura de nosso município não perdem a chance de se queimar. Não cumpriram com o que se comprometeram, não apareceram sequer um dia nas atividades e não nos deram a mínima satisfação. Eles insistem em fingir que não existimos e nós insistimos em tocar nosso barco em frente, mas também não deixaremos de dizer que eles não cumprem suas obrigações e que não tem a menor competência pra gerir um departamento de cultura.
Mas… vamos que vamos, pois como já diria o grande MV Bill : “O bonde não para!”
Ano que vem tem mais!!!
Confira a cobertura de todo o evento no blogduoxe.blogspot.com.br