Confira como foi a realização do projeto “Ara Pyau – Contando Histórias, Trocando Saberes”

31 de agosto de 2012 0 Por Gilberto Araujo
Estreia do espetáculo na Casa de Reza da Aldeia Tekoa Pyau

De novembro de 2011 a julho de 2012, o Teatro Girandolá realizou o projeto “Ara Pyau – contando histórias, trocando saberes”, financiado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e realizado em parceria com a comunidade guarani mbya das aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, que ficam no bairro do Jaraguá, na cidade de São Paulo.
Os 8 meses de convivência e de muito aprendizado resultaram no espetáculo “Ara Pyau – Liturgia para o povo invisível” que estreou em junho de 2012. Além da criação do espetáculo, o projeto contou com oficinas de artesanato indígena e contação de histórias abertas para o público em geral, oficina de teatro para jovens moradores das aldeias, oficinas de convivência entre os moradores da aldeia e os integrantes do Girandolá, oficina de convivência entre jovens estudantes indígenas e não indígenas, (de)bate papo com lideranças guarani.

Agora, findo o projeto, iniciamos uma nova etapa, que é circular com esse espetáculo e difundir a existência e resistência dessa comunidade que tão bem nos recebeu e que tanto nos ensinou sobre nós mesmos.

Confira como foi a realização desse projeto assistindo ao vídeo resumo que preparamos para compartilhar essa experiência.