Intercâmbio Teatro Girandolá, Teatro Y Compromiso e Los Últimos
11 de janeiro de 2013No final de 2011 ganhamos de presente da vida uma amiga muito especial: Andréa Amorim – mulher de presença forte, voz doce e olhos vibrantes, médica e ativista cultural. Amiga parceira, que se tornou nossa orientadora, nossa “pajé branca”, generosamente estendendo suas mãos para orientar o mergulho que decidimos dar na cultura guarani, através do projeto “Ara Pyau – contando histórias, trocando saberes”, desenvolvido nos anos de 2011 e 2012 em parceria com a comunidade Guarani Mbya das aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, que resultou no nosso novo espetáculo “Ara Pyau – Liturgia para o povo invisível”.
Pois bem, no final do ano passado Andréa foi estudar na Espanha, ela está fazendo uma pesquisa de doutorado sobre os movimentos de cultura e os possíveis diálogos entre os movimentos no Brasil e na Espanha.
Desde que ela foi pra lá, acompanhamos assiduamente sua viagem, suas descobertas, suas vivências, em conversas (bendita tecnologia!) quase diárias. Uma de suas descobertas lá foi o “Teatro Y Compromisso” (http://www.teatroycompromiso.com/), uma escola e rede de teatro que fica em Madrid, na Espanha, e é dirigida por Moisés Mato, criador de uma técnica chamada “teatro de la escucha”. O “teatro de la escucha” é uma ferramenta de teatro que busca a transformação social, com o olhar voltado para “los últimos” ou aqueles que mais necessitam.
De 21 de janeiro a 5 de fevereiro, receberemos duas artistas vindas da Espanha e Argentina, que compartilharão conosco um pouco dessa ferramenta, que hoje alicerça o trabalho artístico delas, o “teatro de la escucha”.
Microteatro – Teatro y compromiso
Durante todo esse período, aproveitaremos pra realizar uma série de atividades onde essa troca possa acontecer. Serão oficinas, apresentações teatrais, visitas à espaços e grupos, saraus e muita conversa. Muitas dessas atividades serão abertas ao público e esperamos que elas sejam um importante espaço para troca de conhecimentos, fique de olho nas datas e programe-se: