Ara Pyau encerra 1ª parte da Viagem Teatral do SESI

2 de julho de 2013 0 Por Meire Ramos

O nosso espetáculo “Ara Pyau – Liturgia para o povo invisível” está participando da Viagem Teatral – Ação Arte Educação do SESI-SP e na última segunda-feira, 24 de junho, na cidade de Jacareí, finalizamos a primeira parte da circulação. Já foram 8 cidades e 16 apresentações.

O objetivo do SESI com o projeto Viagem Teatral – Ação Arte Educação é ampliar os horizontes dos jovens por meio da arte e cultura.

Após todas essas apresentações que foram vistas por mais de mil alunos acreditamos que este objetivo tem sido cumprido. Sempre ao final de cada sessão, abrimos um bate-papo para trocarmos impressões com os alunos e sempre o bate-papo dura mais que o espetáculo em si, o que nos deixa muito felizes, pois o que dizemos no espetáculo, de alguma forma, tocou estes jovens. E mostrar a realidade atual de um povo indígena que habita as cercanias de uma das maiores metrópoles do mundo e que, a despeito do descaso, da invisibilidade, do assédio e entrincheiramento desleal causado por nossa sociedade, mantem vivas e pulsantes suas tradições milenares, nos confirmou o que já vínhamos percebendo em apresentações anteriores: sabemos pouco a respeito dos nossos povos originários e sobretudo como vivem hoje, de suas lutas e conquistas e sobretudo das dificuldades que passam.

Por outro lado, os jovens também nos mostraram que muitos conceitos estigmatizados em nossa cultura a respeito dos povos indígena, estão caindo por terra. O nosso desejo é que essa conversa iniciada ali, continue e se estenda alem daquele momento, para outras reflexões, para novos olhares. E muitos nos mostram um desejo latente para que isso aconteça.

E o ara pyau – o tempo novo – está se dando em nós. A cada apresentação sentimos o espetáculo crescer dentro da gente, se enraizar, e como disse o o cacique/pajé Seu José Fernandes quando estreamos na opy, se fortalecer, e isso nos impulsiona mais e mais para contarmos a história de um povo invisível que (r)existe hoje no pé do pico do Jaraguá, espremidos, às margens de duas estradas.

E daqui a pouco pegamos a estrada novamente, para cumprir a segunda metade da circulação por mais 8 cidades do interior do estado, somando mais 16 apresentações. A primeira cidade é Diadema, no dia 5 de agosto.

Para saber mais sobre o nosso espetáculo, acesse arapyau.teatrogirandola.com.br.

O espetáculo “Ara Pyau – Liturgia para o povo invisível” foi produzido com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através do ProAC 2011 e estreou em maio de 2012.