Ato em defesa dos direitos indígenas
1 de outubro de 2013Desde o dia 13 de setembro, os ativistas indígenas das 5 aldeias Guarani de São Paulo estão indo às ruas manifestar em prol de seus direitos que estão sendo violados e esquecidos pelos governantes do nosso país. Em dois dias de manifestações os Guarani fecharam primeiramente a Estrada Turística do Jaraguá, e depois a Rodovia dos Bandeirantes, duas estradas que cercam as Aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, a menor terra indígena do Brasil.
A principal reivindicação é pela demarcação das terras do Jaraguá e Barragem, mas os problemas vão muito além disso, e os Guarani sabem de toda a luta dos seus parentes e dos demais povos indígenas, e as dificuldades vão desde a falta de saneamento básico até o massacre às lideranças indígenas.
Por isso, em contra-golpe, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) convocou
manifestações por todo o país, em defesa da Constituição e dos direitos dos povos indígenas e tradicionais. Entre os dias 30 de setembro e 05 de outubro, estão confirmados atos em Brasília, São Paulo, Belém e Rio Branco.
Em São Paulo o ato será no dia 2 de outubro, a partir das 17hrs, saindo do Vão Livre do MASP.
O convite é estendido a todos os paulistanos, aos movimentos sociais e àqueles que defendem a preservação do meio-ambiente.
Mais informações sobre a mobilização nacional no Blog da APIB
http://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/
Veja o vídeo abaixo e ouça da boca do Guarani porque motivo eles fecharam a Rodovia Bandeirantes: