Conheça o CEU das Artes Francisco Morato, em oficina no mês de abril
31 de março de 2014No ano 2012, a Prefeitura de Francisco Morato assinou contrato com o Governo Federal para um repasse de verba que viabilizaria a construção de uma Praça de Esportes e Cultura – PEC, em Francisco Morato. O contrato vinha de encontro com a proposta de construção dos Centros de Integração Municipal – CIM, idealizado e divulgado fortemente pela administração do então prefeito, Zezinho Bressane. A construção das PECs, faz parte do PAC – Programação de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal e Francisco Morato foi uma das 401 cidades selecionadas, no Brasil todo, pra receber a primeira leva de construções. No decorrer das construções, o cenário político foi mudando em todo Brasil e o projeto das PEC, transformou-se em CEU das Artes.
Em Francisco Morato, a obra que tinha um prazo de 18 meses pra ser concluída, ficou pronta no meio do ano passado e agora, a Prefeitura trabalha no sentido de mobilizar a população para a utilização do equipamento que deve ser inaugurado e entrar em funcionamento nos próximos meses.
Acreditamos que esse processo de mobilização e também a inauguração desse equipamento, pode significar um importante passo na construção e implementação de políticas públicas para cultura, há tanto tempo perseguida pelos produtores locais, em nossa cidade. O projeto do CEU das Artes prevê um equipamento público que integre arte, cultura e esportes numa perspectiva de desenvolvimento social local e que seja gerido numa parceria efetiva entre comunidade, sociedade civil organizada e poder público. O espaço foi construído com verba federal, deve ser mantido com verba municipal e deve ser gerido de maneira aberta, através de ferramentas democráticas.
No próximo dia 12 de abril, das 10 às 13h, acontecerá na E.E. Chácara Camponesa (Rua São Domingos, 37, Jardim Vassouras, Francisco Morato), dentro da programação da Mini Jornada da Cidadania, promovida pelo CIC, a primeira oficina de mobilização social do CEU Francisco Morato, onde o projeto e a atual equipe gestora do CEU das Artes serão apresentados para a população moratense. Pra participar da oficina é só chegar lá na escola no horário marcado.
Faça-se presente, participe e opine sobre que tipo de cara o nosso CEU deve ter. Nós, já avisamos desde já, estaremos presentes!!!