Teatro de grupo no Brasil
31 de março de 2014
No último dia 28 de março, foi lançado o quinto programa do projeto “Ensaio Aberto: O Teatro de Grupo no Brasil”. O episódio retrata a história do grupo tradicional “Teatro Popular União e Olho Vivo” de São Paulo. Essa é uma série composta por seis episódios de 26 minutos, cada um retratando uma região diferente do Brasil e sua cultura regional, tendo como fio condutor grupos brasileiros de teatro com tradição e importância histórica.
Os episódios estarão disponíveis, um a cada semana por meio do site da Cooperativa Paulista de Teatro até o mês de abril, além dos aplicativos de celulares. No site já se encontra os 5 primeiros vídeos da série.
O projeto, produzido com o apoio do governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura através do Programa de Ação Cultural, traz uma série de programas em vídeo, coordenado pelo diretor de produções e idealizador do projeto Fabiano Moreira, que percorreu seis regiões brasileiras e conheceu o trabalho de seis grupos de teatro. O resultado dessa viagem é um rico retrato da cultura teatral brasileira. A proposta do programa é fazer uma reflexão sobre a arte popular e as formas de manifestação da mesma na estética dos grupos selecionados.
A estética do barroco, a literatura de cordel, o carnaval, o cangaço, a comédia cearense, são alguns exemplos dos temas tratados no programa. A riqueza das manifestações culturais da arte popular é um tema amplo, capaz de suscitar inúmeros debates sobre a história do Brasil e nossa formação cultural.
As entrevistas com os grupos, pesquisadores, diretores de teatro e especialistas em cultura são associadas a imagens da cultura regional de cada estado, imagens dos espetáculos atuais dos grupos e materiais de arquivo, compondo episódios dinâmicos, divertidos e que levam muito conhecimento ao espectador.
Os grupos que participam da série são: Teatro Popular União e Olho Vivo de São Paulo; Grupo Galpão de Minas Gerais; Tá na Rua do Rio de Janeiro; Oi Nóis Aqui Traveiz do Rio Grande do Sul; Grupo Comédia Cearense do Ceará e Imbuaça de Sergipe.
Com a direção artística de Luiz Cruz e assistência de direção e montagem de Fernanda Pessoa. O programa é voltado a pessoas de todas as idades que tenham interesse em teatro e cultura brasileira.
A indicação é de Marisa Romani, TRY Comunicação, responsável pela divulgação do projeto.