Programação Cultural de Franco da Rocha – de 06 a 21/09
1 de setembro de 2014Parcerias garantem o Setembro da Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha!
No primeiro final de semana, o Centro Cultural mais uma vez abriga o projeto parceiro “Girandolá-Conpoema Recebe”. Desta vez com o espetáculo SagaS, da companhia Una Teatro.
Dia 10, quarta-feira, é o início da Oficina de Trilha Sonora. Mais uma parceria da Secretaria Adjunta de Cultura da Cidade. Desta vez com o Instituto Poiesis e seu Cine(Poe)mas, com a Oficina de Trilha Sonora. Serão 10 encontros, sempre às quartas-feiras, no horário das 19h às 22h, no Centro Cultural. As vagas são limitadas, corra e garanta a sua!
Dia 13, é a vez de mais um projeto de parceria. O Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura, que traz para a cidade o espetáculo “O tribunal de Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras”, da companhia Barracão Cultural, que conta a história de atores que, prestes a apresentar seu espetáculo, é surpreendido por pessoas que acreditam ser ali um tribunal verdadeiro e desejam que suas causas ali sejam julgadas. Na Praça Caieiras, a partir das 20 horas. A classificação é livre!
Dia 20, a partir das 10 horas, o Centro Cultural recebe o “Encontro e Convivência de Capoeira”, realizado pelos respeitados mestres Pezão e Véio, também parceiros de longa data da Secretaria Adjunta de Cultura. Mistura de dança com luta, a Capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelas mãos dos escravos, como forma de defesa. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco, dois participantes ensaiam coreografias sincronizadas, gingadas de perna, braços, mãos, pés, cabeça e ombros. O repertório abrange chutes e piruetas cheios de molejo, malícia e manemolência. Existem duas vertentes: a Capoeira de Angola e a Regional. Mestre Pastinha é o grande precursor da primeira, e Mestre Bimba, da Regional, diferenciada pela introdução de golpes “ligados” e “cinturados”. A chamada Roda de Capoeira divide-se entre lutadores e instrumentistas, responsáveis pelo tom e marcação dos capoeiristas. O berimbau é a alma da batucada, entoando e guiando o ritmo da apresentação. Quer saber mais? Dia 20 no Centro Cultural. Vai lá!
O dia 21 marca o retorno de um dos mais característicos eventos já proporcionados pela cidade, o COBAFRAN – Concurso de Bandas e Fanfarras de Franco da Rocha. O Concurso, que teve sua primeira edição no ano de 1971 e a última no ano de 2003, tem seu retorno marcado para este mês, na Av. Giovani Rinaldi – Parque Vitória, a partir das 9h. A data trará também como atrativo, o retorno da Banda Marcial de Franco da Rocha, que abrirá o desfile, sem participar da competição com as outras diversas agremiações presentes. Prestigie!
Como podemos ver, não é preciso “rios” de dinheiro para se gerir um departamento público de Cultura e fazer coisas acontecerem. Basta-se ter inteligência, boa vontade e bons parceiros. É o exemplo que a Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha vem dando. Parabéns!!!