Prelúdio: A Associação Cultural ConPoeMa vai ocupar o CEU das Artes

1 de setembro de 2014 0 Por Meire Ramos

De 29 de agosto de 2013 a 23 de janeiro de 2014, ficaram abertas as inscrições de projetos culturais para o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes. Os projetos deviam contem propostas de programação artística continuada por seis meses, que contemplassem apresentações de circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo da leitura, exposições ou mostras de artes visuais, oficinas de capacitação artística e técnica, residências artísticas, seminários, encontros e debates. As inscrições direcionadas à pessoas jurídicas foram realizadas gratuitamente pela internet, no site SALICWEB. Apenas para o CEU das Artes de Francisco Morato foram enviadas 55 propostas, mas logo na primeira etapa, foram inabilitados 33 projetos.

Na última terça-feira de julho, dia 27, saiu o resultado final do Edital, contemplando 80 projetos de ocupação de CEUs por todo o país, sendo 27 ainda para este ano e 53 para 2015. O nosso projeto OCUPACEU MORATO, da Associação Cultural ConPoeMa, foi um dos contemplados, com uma alta pontuação, recebendo 98 pontos, dos 100 possíveis. Para que o projeto entre em andamento, é necessário aguardarmos a finalização das obras do CEU das Artes de Morato, e a convocação do Ministério da Cultura. 
Todos os projetos inscritos foram avaliados em 3 etapas: 
a) Etapa 1 – habilitação dos projetos – triagem, de caráter eliminatório, com o objetivo de verificar se o proponente cumpria as exigências previstas no Edital; 
b) Etapa 2 – avaliação da Comissão de Seleção – avaliação de todos os projetos habilitados na etapa 1, de caráter classificatório, segundo os critérios previstos no Edital; 
c) Etapa 3 – uma análise documental – avaliação, de caráter eliminatório, da situação fiscal e documental dos proponentes contemplados.
Os projetos habilitados na Etapa 1 foram avaliados por pontuação, conforme os seguintes critérios de seleção: 
  • Contribuição cultural e estética – valor simbólico da experiência proporcionada pelo projeto para o artista e para a comunidade – 0 a 15 pontos 
  • Qualificação dos profissionais envolvidos – 0 a 25 pontos 
  • Planejamento – organização e método de execução do projeto – 0 a 10 pontos
  • Estratégia de comunicação, divulgação e formação de público – 0 a 15 pontos 
  • Incentivo à formação de platéia e à democratização do acesso a crianças e jovens oriundos de escolas públicas e comunidades em condição de vulnerabilidade social – 0 a 20 pontos 
  • Sustentabilidade– capacidade da proposta de se articular com outras redes, criando práticas e oportunidades sustentáveis no campo da arte e da cultura – 0 a 10 pontos 
  • Contemplar pelo menos 20% (vinte por cento) de grupos, artistas, mestres e oficineiros locais, visando à valorização e reconhecimento da arte local.- 0 a 5 pontos. Totalizando 100 pontos. 
No caso de empate foram utilizados na ordem abaixo, os seguintes critérios de desempate: 
a) Qualificação dos profissionais envolvidos
b) Incentivo à formação de platéia e à democratização do acesso a crianças e jovens oriundos de escolas públicas e comunidades em condição de vulnerabilidade social. 
Para conferir a lista dos 80 projetos contemplados acesse este link. 
Este programa é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e da Funarte
Ainda não conhece o CEU das Artes de Francisco Morato? 
Estão acontecendo reuniões de mobilização social desde o começo do ano, nos bairros próximos ao Jd. Vassouras, onde está localizado o CEU, onde toda a população pode comparecer e opinar sobre a programação cultural e a gestão do prédio e atividades. 
Os CEUs, incluindo o de Francisco Morato, devem realizar além de ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, além de ações de prevenção à violência e de inclusão digital. Um dos objetivos é promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. E contam com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. 
A próxima oficina de mobilização social acontecerá no dia 07 de setembro, às 10h da manhã, na Associação do Bairro Jd. Vassouras, que fica na rua 16, número 235, no Jd. Vassouras – Fco Morato/SP. Não perca!!! 
E nós não vemos a hora de ir pro CEU!