Nossa estreia: “Juquery, memórias de quase vidas”
30 de outubro de 2014Desde o final de 2012, nós decidimos pesquisar a história da formação dessa região em que vivemos, com um olhar especial para toda a história que esse lugar carrega. Então, com esse desejo, resolvemos nos debruçar na história Hospital Psiquiátrico do Juquery, para a criação do nosso novo espetáculo. O Juca, como é conhecido, foi fundado em 1898 e foi responsável pelo estabelecimento de toda a região. Antes do Hospital Psiquiátrico nascer, existia a cidade de Juquery, que depois foi se desmembrando e virou 4 cidades: Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras. E esse lugar tem muita história…
Depois de quase 2 anos de pesquisa, em sala de ensaio, realizando atividades com os pacientes da instituição e tendo realizado dois ensaios abertos, nasceu o espetáculo: “Juquery: memórias de quase vidas”, que tem data oficial de estreia, é amanhã, dia 31/10, data que ficará marcada na nossa história, nesse dia mostraremos aos espectadores um pouco das intensas experiências que vivemos no Juquery e na cidade nesses últimos tempos, experiências transformadoras, que como nos outros processos de criação, modificaram nosso trabalho artístico e também nossa vida pessoal.
O espetáculo vai circular pelas 4 cidades que um dia foram uma única, a cidade de Juquery, que hoje é conhecida como uma região de cidades dormitórios, mas que a cada dia que passa, mostram que aqui também existe um potencial criativo, tem empregos, lazer, cultura e que é possível viver aqui e curtir a vida, não apenas dormir e voltar pra São Paulo, todos os que aqui vivem tem o direito de mudar suas histórias.
Estamos ansiosos pra poder compartilhar com o público as vivências desse processo, e mostrar um fragmento poético sobre a memória da nossa região. A produção e a temporada de estreia desse novo espetáculo está sendo financiada pelo ProAC 2013, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio das prefeituras de Franco da Rocha, Caieiras e Mairiporã, do Complexo Hospitalar do Juqueri e da Cooperativa Paulista de Teatro.
Na cidade de Franco da Rocha, as apresentações comporão a programação de aniversário da cidade, que comemora 70 anos no dia 30 de novembro. O espetáculo é recomendado para maiores de 16 anos, será apresentado gratuitamente e atenderá a 40 espectadores por sessão. Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência, nos locais das apresentações.
Acompanhe a agenda abaixo e compareça:
31/10, às 20h – Casa de Cultura (Franco da Rocha)
01/11, às 20h – Casa de Cultura (Franco da Rocha)
08/11, às 20h – Casa de Cultura (Franco da Rocha)
09/11, às 20h – Casa de Cultura (Franco da Rocha)
14/11, às 20h – Espaço Girandolá (Francisco Morato)
15/11, às 20h – Casa de Cultura (Franco da Rocha)
16/11, às 20h – Casa de Cultura (Franco da Rocha)
21/11, às 20h – Espaço da Cultura (Mairiporã)
22/11, às 20h – Casa de Cultura (Franco da Rocha)
23/11, às 20h – Casa de Cultura (Franco da Rocha)
29/11, às 20h – NEC Centro (Caieiras)
Endereços: Casa de Cultura – Boulevard Giuliano Cechettinni, s/n°, Centro, Franco da Rocha, SP
Espaço Girandolá – Av. São Paulo, 965, Vila Suíça, Francisco Morato, SP
Espaço da Cultura – Rua 15 de novembro, 171, Centro, Mairiporã, SP
NEC Centro – Rua João Martins Ramos, 10, Jardim São Francisco, Caieiras, SP
Outras informações: 4488-8524