“Juquery: memórias de quase vidas” de volta em 2015!
28 de fevereiro de 2015No final de outubro e no mês de novembro do ano passado, nós, do Teatro Girandolá estreávamos um espetáculo importantíssimo para a nossa história, fruto da nossa pesquisa de quase dois anos dentro do Complexo Hospitalar do Juquery, fruto de nossos anseios como moradores dessa região formada pelo Juquery, fruto de mais um ano de trabalho com teatro e com o grupo que escolhemos nos juntar, nos abrir, fruto do nosso esforço, mais um sonho que saiu do papel e foi pro palco.
São seis atores entregues, cheios de indagações que foram levadas para as cenas durante o processo e que agora estão acontecendo com a presença do público. Cenas fortes, sensíveis, criadas por almas que queriam, em todos os momentos do processo, entender o porquê daquelas pessoas estarem presas há vinte, quarenta, sessenta anos num mesmo lugar, o que fez com que elas fossem enjauladas e permanecessem abandonadas num espaço, que foi palco de diversas injustiças e maus tratos, mas um espaço que também foi acolhimento, onde muitos internos, quando tiveram a oportunidade de voltar para suas casas, não quiseram, ou até mesmo, voltaram de trem para o Juquery, que foi e é casa para muitos seres humanos, cheios de vida, que passaram por lá, morreram por lá e ainda vivem nos pavilhões e espaços da instituição.
E é em memória desses pacientes, que continuaremos nos apresentando, desnudos e cheios de perguntas para o público que assiste, porque respostas concretas, sabemos que é difícil nessa história de mais de cem anos que o Juquery carrega.
Ficamos felizes com o resultado da primeira temporada do espetáculo na Casa de Cultura de Franco da Rocha, agora é hora de outras regiões verem esse espetáculo. Decidimos apresentá-lo em lugares mais distantes da nossa região, para comparar as reações do público, na nossa região colhemos relatos emocionantes de funcionários, familiares de pacientes, que tem uma história muito forte com o hospital, mas também muitos cidadãos que se identificaram com a relação da cidade dormitório, do trem e do nosso dia-a-dia. Agora queremos saber como o espetáculo chega em quem conhece pouco ou quase nada dessa raiz, por isso, vamos nos apresentar em alguns espaços parceiros.
Saiba mais sobre nosso novo espetáculo aqui.
E vamos começar pelos queridos do Contadores de Mentira, grupo que atua fortemente em Suzano, que já se apresentou na nossa região com seus espetáculos e que sempre faz trocas artísticas com a gente. Portanto, estaremos em Suzano no dia 20/03/15, sexta-feira, às 20h, no Espaço do Contadores de Mentira, que fica na Av. Major Pinheiro Froes, 530 – Parque Maria Helena, Suzano. Não perca, a entrada é R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia), só precisamos falar de alma para alma, esteja lá por completo!