O Brasil do Cinema
28 de abril de 2011Qual foi a ultima vez que você viu um flamingo andando por ai? Os mais próximos ficam no Chile.
E a maraca? Instrumento musical tipicamente dos países de língua espanhola, quando viu uma em um samba?
E o Brasil foi mais uma vez retratado como um país de praia, samba e futebol. Ok, nós temos isso, mas temos mais o que mostrar. Ou será que não?
Rio que foi a grande estreia da semana passada, apesar de ser uma ótima animação (e talvez esteja sendo um pouco precipitado, mas provavelmente seja o Oscar de 2012 como melhor animação), ajuda a aumentar o estereótipo brasileiro lá fora. Afinal, os gringos acham que o Brasil é o mais latino de todos os países latinos.
Tudo começou em 1942 com a política da boa vizinhança americana e para evitar as visões fascistas de Getulio Vargas os EUA chegam em terras brasileiras querendo ser nossos amigões e nos dão como presente o Zé carioca, o personagem mais malandro da Disney, e importaram de Portugal a gringa mais brasileira de todos os tempos, Carmen Miranda, para assim disseminar ao mundo toda a alegria dos brasileiros e mostrar que somos um país de bem.
Em 1942 a Disney lança o filme “Alô amigos”, quando o Pato Donald vem para o Brasil em férias e conhece o amigão Zé Carioca que apresenta a cidade maravilhosa, sambando e tomando uma cachaça da boa. E a festa continua em 1944, dessa vez na Bahia com o titulo “Você já foi à Bahia?”, que para aumentar essa alegria, acrescentam o personagem mexicano Panchito (o que tem tudo a ver né? Brasil s2 Mexico).
E isso não é só nesses filmes. Em qualquer filme internacional que mostre o Brasil, em qualquer cena, sempre vamos ver praias, mulatas, favelas e tucanos no ombro de algum malandro.
Graças a essa visão que foi criada na década de 40, o Brasil ficou como um país exótico e até hoje temos em nossa sombra isso. Há mais em nosso Brasil do que praias, mulheres, samba e futebol, mas só quem é brasileiro sabe disso…
Leia mais sobre o filme Rio aqui – http://poltronanumerada.blogspot.com/2011/04/63-rio.html#more
E você já leu um filme hoje?
http://poltronanumerada.blogspot.com/
Texto baseado no videocast de site Omelete.com
Bruno, concordo contigo. Também vi o filme e, sincereamente, não fui esperando muita coisa, não. Talvez por isso, não me decepcionei tanto. É clichê de mais! E é como você bem citou, somos vistos pelos estrangeiros (leia-se Estadunidenses), sob a ótica simplista dessas duas personagens: Carmen Miranda e Zé Carioca, ainda que tenha um brasileiro na produção.
demorou mas postou hein!
sauhasuhasuhasuahsuahsuhaus