A gota d’água
29 de março de 2012Nesta manhã de quinta-feira (vinte e nove de março), o sol surgia tímido e o vento soprava brando… Seria, realmente, um dia belíssimo se não fosse um bendito “defeito no sistema de alimentação elétrica” entre as estações de trem de Francisco Morato e Luz, da linha sete – Rubi, da CPTM – conforme o esclarecimento no Diário da CPTM:
“Um defeito no sistema de alimentação elétrica dos trens fez com que a linha ficasse paralisada entre as estações Pirituba e Luz nesta manhã. O problema começou por volta das 8h na linha que liga as estações Francisco Morato e Luz. A circulação foi retomada parcialmente às 9h entre as estações Lapa e Barra Funda.”
A mídia vem colocando o usuário como vândalo, – deixe-me, aqui, defender meus conterrâneos – todavia, só quem sabe o que é encarar o trem lotado todos os dias, o que é sofrer com: “Este trem não prestará serviços”, ou: “Paramos para aguardar a movimentação do trem à frente”, ou ainda: “Atenção senhores usuários, por motivo de… os trens estão circulando com maiores intervalos”… Só quem sebe, de verdade, é quem depende do trem para ir até o trabalho todos os dias. Bem, já ouviram falar em “gota d’água”? Pois é… Foi o que foi.
Agora, estejamos preparados para as consequências, dos nossos atos.
Mais. A CPTM ainda divulgou que a linha voltará a ser fechada aos domingos, até vinte de maio.
Cheguei na estação de Franco da Rocha para embarcar sentido Luz às 7hs em ponto e este horario os trêns já estavam paralisados e assim ficaram até mais ou menos às 10:20hs. Não sei ao certo que horas começou o 1º trem depois de solucionado o problema porque tinha saído pra usar o banheiro de algum mercado, já que na estação de Franco, como em várias outras só há banheiro de um lado da estação, isso quando não há nenhum, e não há passarela interna que possibilite passar de uma plataforma a outra sem sair da estação. Aproveitei para comer alguma coisa, eram 10hs e eu estava ali esperando normalizar desde às 7hs… sai por volta das 10hs da estação e embarquei num tem às 10:40hs. Pelo menos 3 horas de paralisação.
Lembrando que ainda está semana, dia 03/03 (terça)quando eu saía do trabalho feliz por finalmente poder ir descansar, chego na Barra Funda e encontro um caos por lá. Na estação, mais um problema (dessa vez não quis nem saber do que se tratava) impedia a circulação normal dos trens e metrôs da estação.
Acho até que nós temos sido bem civilizados e paciêntes estes anos todos em que o transporte só lota e encarece. mas tudo tem um limite, até a civilidade e a paciência!
Ser pobre não basta, tem quer ter um quê a mais.