Teatro Girandolá faz intercâmbio com ativistas culturais da Espanha e Argentina
12 de janeiro de 2013
“Intercâmbio
Teatro Girandolá, Teatro y Compromiso e Los Últimos”
No
final de 2011 ganhamos de presente da vida uma amiga muito especial:
Andréa Amorim – mulher de presença forte, voz doce e olhos
vibrantes, médica e ativista cultural. Amiga parceira, que se tornou
nossa orientadora, nossa “pajé branca”, generosamente estendendo
suas mãos para orientar o mergulho que decidimos dar na cultura
guarani, através do projeto “Ara Pyau – contando histórias,
trocando saberes”, desenvolvido nos anos de 2011 e 2012 em parceria
com a comunidade Guarani Mbya das aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, que
resultou no nosso novo espetáculo “Ara Pyau – Liturgia para o
povo invisível”.
Pois
bem, no final do ano passado Andréa foi estudar na Espanha, ela está
fazendo uma pesquisa de doutorado sobre os movimentos de cultura e os
possíveis diálogos entre os movimentos no Brasil e na Espanha.
Desde que ela foi pra lá, acompanhamos assiduamente sua viagem, suas
descobertas, suas vivências, em conversas (bendita tecnologia!)
quase diárias. Uma de suas descobertas lá foi o “Teatro Y
Compromisso” (http://www.teatroycompromiso.com/),
uma escola e rede de teatro que fica em Madrid, na Espanha, e é
dirigida por Moisés Mato, criador de uma técnica chamada “teatro
de la escucha”. O “teatro de la escucha” é uma ferramenta de
teatro que busca a transformação social, com o olhar voltado para
“los últimos” ou aqueles que mais necessitam.
Teatro Girandolá, Teatro y Compromiso e Los Últimos”
No
final de 2011 ganhamos de presente da vida uma amiga muito especial:
Andréa Amorim – mulher de presença forte, voz doce e olhos
vibrantes, médica e ativista cultural. Amiga parceira, que se tornou
nossa orientadora, nossa “pajé branca”, generosamente estendendo
suas mãos para orientar o mergulho que decidimos dar na cultura
guarani, através do projeto “Ara Pyau – contando histórias,
trocando saberes”, desenvolvido nos anos de 2011 e 2012 em parceria
com a comunidade Guarani Mbya das aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, que
resultou no nosso novo espetáculo “Ara Pyau – Liturgia para o
povo invisível”.
Pois
bem, no final do ano passado Andréa foi estudar na Espanha, ela está
fazendo uma pesquisa de doutorado sobre os movimentos de cultura e os
possíveis diálogos entre os movimentos no Brasil e na Espanha.
Desde que ela foi pra lá, acompanhamos assiduamente sua viagem, suas
descobertas, suas vivências, em conversas (bendita tecnologia!)
quase diárias. Uma de suas descobertas lá foi o “Teatro Y
Compromisso” (http://www.teatroycompromiso.com/),
uma escola e rede de teatro que fica em Madrid, na Espanha, e é
dirigida por Moisés Mato, criador de uma técnica chamada “teatro
de la escucha”. O “teatro de la escucha” é uma ferramenta de
teatro que busca a transformação social, com o olhar voltado para
“los últimos” ou aqueles que mais necessitam.
De
21 de janeiro a 5 de fevereiro, receberemos duas ativistas culturais vindas diretamente da
Espanha e Argentina, que compartilharão conosco um pouco dessa
ferramenta, que hoje alicerça o trabalho artístico delas, o “teatro
de la escucha”. Durante
todo esse período, aproveitaremos pra realizar uma série de
atividades onde essa troca possa acontecer. Serão oficinas,
apresentações teatrais, visitas à espaços e grupos, saraus e
muita conversa. Muitas dessas atividades serão abertas ao público e
esperamos que elas sejam um importante espaço para troca de
conhecimentos, fique de olho nas datas e programe-se:
21 de janeiro a 5 de fevereiro, receberemos duas ativistas culturais vindas diretamente da
Espanha e Argentina, que compartilharão conosco um pouco dessa
ferramenta, que hoje alicerça o trabalho artístico delas, o “teatro
de la escucha”. Durante
todo esse período, aproveitaremos pra realizar uma série de
atividades onde essa troca possa acontecer. Serão oficinas,
apresentações teatrais, visitas à espaços e grupos, saraus e
muita conversa. Muitas dessas atividades serão abertas ao público e
esperamos que elas sejam um importante espaço para troca de
conhecimentos, fique de olho nas datas e programe-se:
26
de janeiro às 19h – Sarau CONPOEMA
O
mundo não acabou então… comemore com a gente no Sarau CONPOEMA!
Nós,
do Teatro Girandolá, integramos a Associação Cultural Confraria
Poética Marginal, junto com outras três iniciativas, a Ôxe!
Produtora Comunitária, o Teatro em Carne & Osso e a Má Cia de
Teatro e em outubro do ano passado, resolvemos realizar pelo menos
uma atividade cultural todo mês. Pensamos em algo que agradasse o
nosso coletivo e também tínhamos o desejo de que TODOS pudessem
participar, então decidimos criar o Sarau CONPOEMA, que nasceu para
celebrar de uma forma deliciosa o nascimento da nossa associação
cultural. Em 2013, virão mais atividades culturais e muito mais
saraus pra todos, o sarau costuma acontecer no meio do mês, mas em
Janeiro ele será realizado no dia
26,
pois a partir de 20 de janeiro receberemos as ativistas culturais
Geraldine Guerrero e Chusa Pérez para um intercâmbio, onde elas nos
contarão um pouco sobre o “teatro de la escucha”, uma ferramenta
criada por Moisés Mato, que é difundida no Centro de Formação
Teatro Y Compromisso.
de janeiro às 19h – Sarau CONPOEMA
O
mundo não acabou então… comemore com a gente no Sarau CONPOEMA!
Nós,
do Teatro Girandolá, integramos a Associação Cultural Confraria
Poética Marginal, junto com outras três iniciativas, a Ôxe!
Produtora Comunitária, o Teatro em Carne & Osso e a Má Cia de
Teatro e em outubro do ano passado, resolvemos realizar pelo menos
uma atividade cultural todo mês. Pensamos em algo que agradasse o
nosso coletivo e também tínhamos o desejo de que TODOS pudessem
participar, então decidimos criar o Sarau CONPOEMA, que nasceu para
celebrar de uma forma deliciosa o nascimento da nossa associação
cultural. Em 2013, virão mais atividades culturais e muito mais
saraus pra todos, o sarau costuma acontecer no meio do mês, mas em
Janeiro ele será realizado no dia
26,
pois a partir de 20 de janeiro receberemos as ativistas culturais
Geraldine Guerrero e Chusa Pérez para um intercâmbio, onde elas nos
contarão um pouco sobre o “teatro de la escucha”, uma ferramenta
criada por Moisés Mato, que é difundida no Centro de Formação
Teatro Y Compromisso.
Portanto,
nosso primeiro Sarau CONPOEMA de 2013 será no dia 26
de janeiro. Já
vai se preparando para mais um dia de festa, um lugar onde todo mundo
é bem vindo e pode trazer para o palco sua música, sua poesia, seu
protesto, seu canto, ou simplesmente assistir as apresentações e
celebrar mais um dia de troca com todos que estarão por lá. Não
vai perder né?! Sua presença é muito importante pra gente, então
marque aí na agenda, sábado (26/01),
a partir das 19h, na
Casa
de Cultura de Franco da Rocha (antiga
Biblioteca Municipal), em frente à estação de trem da CPTM. Até
lá, enquanto o Sarau não chega confira toda a nossa programação
de janeiro abaixo:
nosso primeiro Sarau CONPOEMA de 2013 será no dia 26
de janeiro. Já
vai se preparando para mais um dia de festa, um lugar onde todo mundo
é bem vindo e pode trazer para o palco sua música, sua poesia, seu
protesto, seu canto, ou simplesmente assistir as apresentações e
celebrar mais um dia de troca com todos que estarão por lá. Não
vai perder né?! Sua presença é muito importante pra gente, então
marque aí na agenda, sábado (26/01),
a partir das 19h, na
Casa
de Cultura de Franco da Rocha (antiga
Biblioteca Municipal), em frente à estação de trem da CPTM. Até
lá, enquanto o Sarau não chega confira toda a nossa programação
de janeiro abaixo:
26
e 27 de janeiro das 14 às 17h – Oficina “teatro y compromisso”
A
oficina será gratuita, acontecerá em dois dias, será realizada o
Centro Cultural Newton Gomes de Sá (Av. Sete de Setembro, s/nº,
Centro, Franco da Rocha – SP) e será ministrada por Chusa Pérez e
Geraldine Guerrero.
As
inscrições
podem
ser feitas
até o dia 25 de janeiro pelo
telefone 4488-8524 ou pelo e-mail fabia@teatrogirandola.com.br
–
30 vagas
Saiba
um pouco mais sobre a oficina e sobre as oficineiras logo abaixo:
A
OFICINA
Justificativa:
Cada
vez mais se faz necessário a promoção de pessoas que lutem e
sonhem com um mundo mais justo e solidário. Entendemos que o teatro
pode e deve ser uma resposta, uma ferramente para este fim. Neste
curso abordaremos algumas técnicas e experiências que vem sendo
utilizadas para isso, com o objetivo de que possam continuar
iluminando diferentes áreas: educacional, social… com a
contribuição de todos que assim desejem.
Bases:
Esta
proposta de trabalho está alicerçada fundamentalmente no Teatro de
La escucha, Teatro do Oprimido e outras experiências teatrais,
políticas e sociais, que concentram seus esforços na transformação
social.
Metodologia:
Levaremos
teoria e prática através de uma metologia vivencial, sabendo que
essa é uma pequena introdução de um trabalho muito mais
profundo.
Público
alvo: Trabalhadores
sociais, educadores sociais, psicólogos, pedagogos, professores,
artistas e todas as pessoas interessadas em trabalhos coletivos
sociais e em utilizar o teatro como ferramenta de consciência e
transformação social.
O
teatro nos permite levar a cabo de uma forma dinâmica a capacidade
criativa pessoal e de grupo de maneira integral e ordenada,
descubramo-nos artistas.
“A
esperança é a virtude de quem luta!”
AS
OFICINEIRAS
Chusa
Pérez – Atriz
e educadora, responsável pela Sala de Teatro Social e Companhia Los
Últimos, mantida desde 2006 de forma independente na Argentina e que
nasceu do “teatro de la escucha”. É também co-responsável pelo
“Encuentro Internacional de Teatro Social A Desalambar, que
acontece em Madrid – Espanha e em 2013 chega a sua 10º
edição.
Mais
informações:
http://www.losultimosteatro.com/
Geraldine
Guerrero – Atriz,
educadora e socióloga. Coordena o projeto “Serexpresión Teatro
Acción”, dedicado a realizar ações de caráter político e
social, assim como atividades formativas e de difusão do
conhecimento artístico e social. Recebeu formação e compartilha
experiências com a escola e rede “Teatro y Compromiso” desde
2008.
Mais
informações:
http://serexpresion.blogspot.com.br/
28
de janeiro – Oficinas com Teatro Girandolá e ensaio aberto com
Grupo Pandora de Teatro
Ainda
parte da programação do nosso intercâmbio com o Teatro y
Compromiso e Cia Los Últimos, o Teatro Girandolá nesse mês também
ministrará duas oficinas de socialização das suas pesquisas,
abertas a comunidade geral.
As
oficinas acontecerão no dia 28
de janeiro.
Pela manhã, o Girandolá vai compartilhar com o público um
pouquinho do que aprendeu durante a sua trajetória de grupo sobre as
brincadeiras cantadas tradicionais do Brasil. Serão abordadas as
histórias e práticas de danças como Cirandas, Cacuriás e Cocos,
brincados até hoje pelos guardiões da nossa cultura popular, e que
tanto inspirou o grupo na pesquisa do primeiro espetáculo infantil
Conto de Todas as Cores. E a pesquisa e brincadeira não parou por
aí, é presente permanentemente nos trabalhos e atividades do
grupo.
E
pela tarde o grupo abre sua sala de ensaio para uma oficina de
experimentações teatrais, convidando a comunidade a vivenciar dessa
vez parte do processo de criação do espetáculo Ara Pyau –
Liturgia para o povo invisível, criado a partir da convivência com
os moradores da comunidade Guarani Mbya das aldeias Tekoa Pyau e
Tokoa Itu, do Jaraguá-SP. As
oficinas são gratuitas e
acontecerão no Espaço
Girandolá que
fica na Av. São Paulo, 965, Vila Suíça – Francisco Morato. Para
se inscrever basta ligar para 4488-8524 ou mandar e-mail para
fabia@teatrogirandola.com.br até o dia 27 de janeiro, são apenas 20
vagas.
Horários:
10
às 12h – Oficina
de Brinquedos Cantados com Teatro Girandolá
12
às 14h – Almoço
coletivo*
14
às 17h –Socialização
do processo de criação do espetáculo “Ara Pyau” com Teatro
Girandolá
*Traga
algum prato para que possamos almoçar todos juntos.
e 27 de janeiro das 14 às 17h – Oficina “teatro y compromisso”
A
oficina será gratuita, acontecerá em dois dias, será realizada o
Centro Cultural Newton Gomes de Sá (Av. Sete de Setembro, s/nº,
Centro, Franco da Rocha – SP) e será ministrada por Chusa Pérez e
Geraldine Guerrero.
As
inscrições
podem
ser feitas
até o dia 25 de janeiro pelo
telefone 4488-8524 ou pelo e-mail fabia@teatrogirandola.com.br
–
30 vagas
Saiba
um pouco mais sobre a oficina e sobre as oficineiras logo abaixo:
A
OFICINA
Justificativa:
Cada
vez mais se faz necessário a promoção de pessoas que lutem e
sonhem com um mundo mais justo e solidário. Entendemos que o teatro
pode e deve ser uma resposta, uma ferramente para este fim. Neste
curso abordaremos algumas técnicas e experiências que vem sendo
utilizadas para isso, com o objetivo de que possam continuar
iluminando diferentes áreas: educacional, social… com a
contribuição de todos que assim desejem.
Bases:
Esta
proposta de trabalho está alicerçada fundamentalmente no Teatro de
La escucha, Teatro do Oprimido e outras experiências teatrais,
políticas e sociais, que concentram seus esforços na transformação
social.
Metodologia:
Levaremos
teoria e prática através de uma metologia vivencial, sabendo que
essa é uma pequena introdução de um trabalho muito mais
profundo.
Público
alvo: Trabalhadores
sociais, educadores sociais, psicólogos, pedagogos, professores,
artistas e todas as pessoas interessadas em trabalhos coletivos
sociais e em utilizar o teatro como ferramenta de consciência e
transformação social.
O
teatro nos permite levar a cabo de uma forma dinâmica a capacidade
criativa pessoal e de grupo de maneira integral e ordenada,
descubramo-nos artistas.
“A
esperança é a virtude de quem luta!”
AS
OFICINEIRAS
Chusa
Pérez – Atriz
e educadora, responsável pela Sala de Teatro Social e Companhia Los
Últimos, mantida desde 2006 de forma independente na Argentina e que
nasceu do “teatro de la escucha”. É também co-responsável pelo
“Encuentro Internacional de Teatro Social A Desalambar, que
acontece em Madrid – Espanha e em 2013 chega a sua 10º
edição.
Mais
informações:
http://www.losultimosteatro.com/
Geraldine
Guerrero – Atriz,
educadora e socióloga. Coordena o projeto “Serexpresión Teatro
Acción”, dedicado a realizar ações de caráter político e
social, assim como atividades formativas e de difusão do
conhecimento artístico e social. Recebeu formação e compartilha
experiências com a escola e rede “Teatro y Compromiso” desde
2008.
Mais
informações:
http://serexpresion.blogspot.com.br/
28
de janeiro – Oficinas com Teatro Girandolá e ensaio aberto com
Grupo Pandora de Teatro
Ainda
parte da programação do nosso intercâmbio com o Teatro y
Compromiso e Cia Los Últimos, o Teatro Girandolá nesse mês também
ministrará duas oficinas de socialização das suas pesquisas,
abertas a comunidade geral.
As
oficinas acontecerão no dia 28
de janeiro.
Pela manhã, o Girandolá vai compartilhar com o público um
pouquinho do que aprendeu durante a sua trajetória de grupo sobre as
brincadeiras cantadas tradicionais do Brasil. Serão abordadas as
histórias e práticas de danças como Cirandas, Cacuriás e Cocos,
brincados até hoje pelos guardiões da nossa cultura popular, e que
tanto inspirou o grupo na pesquisa do primeiro espetáculo infantil
Conto de Todas as Cores. E a pesquisa e brincadeira não parou por
aí, é presente permanentemente nos trabalhos e atividades do
grupo.
E
pela tarde o grupo abre sua sala de ensaio para uma oficina de
experimentações teatrais, convidando a comunidade a vivenciar dessa
vez parte do processo de criação do espetáculo Ara Pyau –
Liturgia para o povo invisível, criado a partir da convivência com
os moradores da comunidade Guarani Mbya das aldeias Tekoa Pyau e
Tokoa Itu, do Jaraguá-SP. As
oficinas são gratuitas e
acontecerão no Espaço
Girandolá que
fica na Av. São Paulo, 965, Vila Suíça – Francisco Morato. Para
se inscrever basta ligar para 4488-8524 ou mandar e-mail para
fabia@teatrogirandola.com.br até o dia 27 de janeiro, são apenas 20
vagas.
Horários:
10
às 12h – Oficina
de Brinquedos Cantados com Teatro Girandolá
12
às 14h – Almoço
coletivo*
14
às 17h –Socialização
do processo de criação do espetáculo “Ara Pyau” com Teatro
Girandolá
*Traga
algum prato para que possamos almoçar todos juntos.
E
a noite, às 19h, o Grupo Pandora de Teatro faz o primeiro ensaio
aberto do seu novo processo de criação – “Relicário de Concreto”, dentro da programação do nosso intercâmbio, na sala multiuso do CEU Perus, que fica na Rua Bernardo José de Lorena, s/nº, Perus.
31
de janeiro – Apresentação do espetáculo “Ara Pyau – liturgia
para o povo invisível”
a noite, às 19h, o Grupo Pandora de Teatro faz o primeiro ensaio
aberto do seu novo processo de criação – “Relicário de Concreto”, dentro da programação do nosso intercâmbio, na sala multiuso do CEU Perus, que fica na Rua Bernardo José de Lorena, s/nº, Perus.
31
de janeiro – Apresentação do espetáculo “Ara Pyau – liturgia
para o povo invisível”
E
no meio do nosso intercâmbio com Geraldine Guerrero e Chusa Pérez,
iremos apresentar nosso espetáculo “Ara
Pyau – Liturgia para o povo invisível”,
montagem que nasceu no meio do ano passado, fruto da pesquisa que
realizamos nas aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, onde pudemos conhecer
um pouco sobre os Guarani M’bya, através do projeto “Ara Pyau –
contando histórias, trocando saberes”, que foi contemplado pelo
ProAC – Programa de Ação Cultural, prêmio da Secretaria de Estado
da Cultura de São Paulo.
no meio do nosso intercâmbio com Geraldine Guerrero e Chusa Pérez,
iremos apresentar nosso espetáculo “Ara
Pyau – Liturgia para o povo invisível”,
montagem que nasceu no meio do ano passado, fruto da pesquisa que
realizamos nas aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, onde pudemos conhecer
um pouco sobre os Guarani M’bya, através do projeto “Ara Pyau –
contando histórias, trocando saberes”, que foi contemplado pelo
ProAC – Programa de Ação Cultural, prêmio da Secretaria de Estado
da Cultura de São Paulo.
Já
realizamos cerca de 10 apresentações no ano passado, circulando por
Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar, Perus, Poá, São Paulo,
Jundiaí e outras cidades, em 2013 queremos muito mais, então já
pra começar o ano com esse trabalho tão importante pra gente, que
realizamos com tanto cuidado e respeito com essa cultura milenar,
iremos apresentá-lo no dia 31
de janeiro, pra
somarmos as boas energias que irão surgir nesse mês e já nos
prepararmos para as apresentações que virão pela frente. O
espetáculo acontecerá no Centro
Cultural Newton Gomes de Sá (Av.
Sete de Setembro, s/nº, Centro, Franco da Rocha – SP), às 20h. É
necessário chegar uma hora antes do início do espetáculo para
retirar ingressos, pois serão apenas 50 lugares. Se você ainda não
viu ou quer rever nosso Ara Pyau, te esperamos lá no dia 31! Entrada
franca!
01
de fevereiro às 20h – Girandolá Recebe… Geraldine Guerrero, com
o monólogo “Otro trabajo cliché sobre la violencia em México”
Acontece
no próximo dia 01 de fevereiro a primeira edição do projeto
Girandolá Recebe deste ano de 2013 e, para começar o ano com grande
estilo, o trabalho a ser apresentado vem de terras da Espanha, mais
precisamente de Madrid. Trata-se do monólogo Outro
trabajo cliché sobre la violência en México,
de autoria da atriz Geraldine Guerrero, inspirado a partir das
metodologias teórico-práticas do Teatro
de la Escucha,
escola e rede da qual é integrante desde 2008.
no próximo dia 01 de fevereiro a primeira edição do projeto
Girandolá Recebe deste ano de 2013 e, para começar o ano com grande
estilo, o trabalho a ser apresentado vem de terras da Espanha, mais
precisamente de Madrid. Trata-se do monólogo Outro
trabajo cliché sobre la violência en México,
de autoria da atriz Geraldine Guerrero, inspirado a partir das
metodologias teórico-práticas do Teatro
de la Escucha,
escola e rede da qual é integrante desde 2008.
De
acordo com a atriz, sua busca em abordar de maneira cênica a
violência resultou em uma ação performática que inclui elementos
descritivos de uma experiência de violência que, para ser contada
leva-se em conta também elementos únicos do dia e lugar onde o
monólogo é apresentado, permitindo assim não só expressar a
angústia pelas condições de vida de um mundo que aposta na guerra
e não na paz, mas, tratar de estabelecer um diálogo à cerca da
vida e do risco de se viver em meio a certas condições, à mercê
de seus próprios interesses. Falar com a ânsia de alimentar nossas
esperanças em poder nos comunicar dando maior importância aos bens
comuns em tempos de interesses individuais e corporativos, para que
isto venha se concretizar em ações compartilhadas que respondam às
necessidades observadas através de uma fina análise da realidade.
acordo com a atriz, sua busca em abordar de maneira cênica a
violência resultou em uma ação performática que inclui elementos
descritivos de uma experiência de violência que, para ser contada
leva-se em conta também elementos únicos do dia e lugar onde o
monólogo é apresentado, permitindo assim não só expressar a
angústia pelas condições de vida de um mundo que aposta na guerra
e não na paz, mas, tratar de estabelecer um diálogo à cerca da
vida e do risco de se viver em meio a certas condições, à mercê
de seus próprios interesses. Falar com a ânsia de alimentar nossas
esperanças em poder nos comunicar dando maior importância aos bens
comuns em tempos de interesses individuais e corporativos, para que
isto venha se concretizar em ações compartilhadas que respondam às
necessidades observadas através de uma fina análise da realidade.
Este
primeiro Girandolá Recebe de 2013 é mais uma das ações que fazem
parte do intercâmbio que o Teatro Girandolá vem estabelecendo com o
Teatro y Compromisso, Centro de Formação do Teatro de la Escucha,
sediado em Madri.
primeiro Girandolá Recebe de 2013 é mais uma das ações que fazem
parte do intercâmbio que o Teatro Girandolá vem estabelecendo com o
Teatro y Compromisso, Centro de Formação do Teatro de la Escucha,
sediado em Madri.
Onde:
Espaço Girandolá, Av. São Paulo, 965 – Vila Suiça – Francisco
Morato.
Espaço Girandolá, Av. São Paulo, 965 – Vila Suiça – Francisco
Morato.
Atividade
gratuita, na qual serão distribuídos apenas 20 ingressos,
que deverão ser reservados pelo telefone 4488-8524.
gratuita, na qual serão distribuídos apenas 20 ingressos,
que deverão ser reservados pelo telefone 4488-8524.
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