Ara Pyau ainda mais fortalecido

Ara Pyau ainda mais fortalecido

16 de outubro de 2013 0 Por CONPOEMA

Ontem, dia 15 de outubro, o Teatro Girandolá apresentou seu espetáculo “Ara Pyau – Liturgia para o povo invisível”, no CSU em Francisco Morato, dentro da programação da Primavera Cultural 2013. Inicialmente o espetáculo aconteceria no calçadão em frente a estação de trem da CPTM, depois de um ano e quatro meses sem apresentar o espetáculo na cidade, circulando apenas pelo do interior do Estado, todos do Girandolá estavam ansiosos com esse dia, seria uma tentativa de levar o espetáculo ás ruas, ver como funcionava, para assim, tentar chegar a mais gente. Mas como o céu estava dando sinais de chuva, o grupo decidiu ir para a área externa coberta ao lado do Teatro Laura Bressane.
Apesar do medo da informação não chegar ao público por terem divulgado a mudança do local em cima da hora, não havia muita escolha, arriscaram!

Mas enfim, correu tudo bem, o público foi chegando e se achegando aos poucos no ambiente coberto de terra, cheirando a cachimbo e todos os elementos escolhidos pra representar as aldeias do Jaraguá, Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, onde os integrantes realizaram sua pesquisa por oito meses, pesquisa tão importante para o grupo, pra nossa região e porque não dizer, para o Brasil, que há muito tempo desrespeita esse povo invisível.
Esse espetáculo é também um instrumento de fortalecimento da luta Guarani, que estão se juntando, e brigando para que possam viver com dignidade, um exemplo disso foi a manifestação que aconteceu na Av. Paulista no começo desse mês, que vocês puderam conferir o texto e imagens aqui no blog.

Para aprofundar as discussões o Girandolá acha essencial que aconteça um bate papo depois do espetáculo, uma troca entre o público e o grupo, sobre as questões indígenas e impressões que o “Ara Pyau” causou em cada espectador, e dessa vez, foi também uma roda de conversa muito rica.
Depois de muitas perguntas e observações, o Teatro Girandolá só pôde reafirmar seu desejo em manter uma agenda permanente de apresentações na cidade, não só de espetáculos de grupos que vem para o Girandolá Recebe, mas de seus próprios espetáculos, pois apresentar na cidade onde tudo começou, seja contribuindo para o estimulo pelo gosto de arte e cultura em nossa gente, seja pelo essencial retorno do público ao trabalho do grupo, que leva o nome da cidade por onde anda, faz toda a diferença.

A Primavera Cultural 2013 continua até o dia 26/10. Confira a programação completa aqui

Confira abaixo as imagens como foi desse reencontro!

InfoOxe's Ara Pyau na Primavera Cultural 2013 album on Photobucket