Escambos Psico-Poéticos
24 de fevereiro de 2014No final do ano passado, o Teatro Girandolá teve uma ótima notícia, o grupo foi contemplado pelo ProAC Editais – “Concurso de apoio a projetos de produção de espetáculo inédito e temporada de artes cênicas para artistas residentes em municípios com 500 mil habitantes ou menos no Estado de São Paulo”, através do seu projeto “Histórias que o Juquery Conta”, antes de ganhar o prêmio o grupo já vinha pesquisando esse Hospital Psiquiátrico, que foi a grande raiz da formação da região em que vivemos.
O projeto abarca diversas ações para a montagem do 4º espetáculo teatral do grupo: atividades com os internos e funcionários do hospital, ações performáticas pelas ruas de Franco da Rocha, pesquisas com os moradores da cidade, e dentre elas o que chamaram de “Escambos Psico-Poéticos”, que são mostras do processo de criação seguidas de bate-papo e/ou interações artísticas.
No último sábado, dia 22, aconteceu o primeiro Escambo na sede do grupo, o Espaço Girandolá, alguns dos experimentos cênicos feitos durante a pesquisa foram apresentados, e estavam presentes na plateia diversos artistas francorrochenses, como Pedro Quintanilha, Ranulfo Faria e Erineide Oliveira, que já haviam trabalhado no Juquery, e levam em suas obras e trabalhos muita influência do hospital. A noite foi repleta de histórias da passagem de cada um pelo Juquery, muitas lembranças, músicas do espetáculo “Os loucos Vêem de Fora” – apresentado na década de 70, e muitas emoções, e não poderia ser diferente! Veja as imagens desse encontro Psico-Poético.