Últimos dias de “Juquery: memórias de quase vidas”
24 de novembro de 2014O 4º fim de semana de apresentações do espetáculo “Juquery: memórias de quase vidas” fechou a temporada na Casa de Cultura de Franco da Rocha com a certeza de precisar voltar a ser apresentado em breve, na cidade, região e também capital paulista, disseminando esta história de uma cidade que carrega tantas marcas de seu povo marginalizado e excluído, e que teve sua história construída como um espelho de seu tempo.
O espetáculo ao expor a história do Complexo Hospitalar do Juquery, o qual deu origem a formação de toda a nossa região, bem como os paralelos que traçou a respeito da vida que levamos nos dias de hoje e a loucura social, busca discutir política e socialmente como e porquê surgiram cidades como Franco da Rocha, tidas como cidades-dormitório.
Ao ser apresentada em Mairiporã, na sexta-feira passada, dia 21, o público presente se emocionou e revelou mais uma face desta história, uma cidade distante das demais nascidas irmãs, hoje com características bem diferentes de Franco, Caieiras e Morato, por opção, Mairiporã quis se apartar para não ser confundida com a cidade dos loucos, tamanho fardo. Mas lá estava o espetáculo, resgatando as raízes e mais uma vez abrindo espaço para discussão e construção do pensamento coletivo.
Através dos bate-papos também é possível perceber que o espetáculo toca profundamente o espectador, e por diversos vieses, sejam moradores da cidade ou não, sejam funcionários, filhos, netos ou não, sejam partes diretas desta história ou não, ele se desenhou de maneira delicada, respeitosa e acima de tudo, humana, arrebatando os presentes pela verdade construída em cada personagem através dos atores criadores. Veja abaixo como foi a apresentação de Mairiporã:
A temporada foi muito bem recebida por onde passou, em especial na Casa de Cultura de Franco da Rocha, com apresentações lotadas, filas de espera, e público voltando mais e mais vezes. De fato, dias de muita alegria para o Teatro Girandolá, que se sentiu abraçado e acolhido por esta cidade, pela Secretaria de Cultura e em especial pela Taiana Garcia, Secretária Adjunta de Cultura, que apoiou esta realização, acreditando no trabalho e potencial do grupo, e de nossa Associação ConPoeMa, ao convidar o espetáculo para esta temporada de 9 apresentações, integrando a programação de aniversário de 70 anos da cidade.
Confira as fotos das apresentações na Casa de Cultura!
Sábado (22/11)
Domingo (23/11)
Nosso muito obrigado a todos que participaram destes dias, e colaboraram para concretização deste nosso sonho, de realizar ações culturais em nossa região, valorizar o trabalho do artista local, e despertar artisticamente este nosso quintal.
O último dia de apresentação do espetáculo neste ano, será em Caieiras, no dia 29, próximo sábado, às 20h, então não perca! Se organize, convide os amigos e familiares, e volte sempre!
Endereço: NEC Centro – Rua João Martins Ramos, 10, Jardim São Francisco, Caieiras, SP
Outras informações: 4488-8524 ou acesse aqui o site do Girandolá e saiba mais sobre o espetáculo.
A produção e a temporada de estreia do espetáculo foi financiada pelo ProAC 2013, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, a temporada de estreia é uma co-realização da Prefeitura de Franco da Rocha e contou com o apoio das prefeituras de Caieiras e Mairiporã, do Complexo Hospitalar do Juqueri e da Cooperativa Paulista de Teatro.
O espetáculo é recomendado para maiores de 16 anos, e é apresentado gratuitamente, atendendo a 40 espectadores por sessão. Os ingressos são distribuídos com 1 hora de antecedência, no local da apresentação.