A brasilidade em Pessoa

A brasilidade em Pessoa

24 de maio de 2017 0 Por Meire Ramos

IMG_1007O domingo de muita chuva se tornou um empecilho para muitos daqueles que queriam curtir o restinho do fim de semana. Além de muitas atrações artísticas na capital paulista, em Franco da Rocha, acontecia a programação do festival Oxandolá [In]Festa.
O show A Cigarra na Folha de Pedra, de Renato Pessoa, foi apresentado para um pequeno público, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, com um repertório autoral, com composições inéditas que estarão no seu próximo EP.
Anteriormente o artista já havia integrado a programação do nosso festival, e é sempre uma felicidade poder recebê-lo, pois suas canções são, além de muito belas, muito importante de serem ouvidas. Pudemos ver o amadurecimento da sua obra de 2014 pra cá, com letras bastante engajadas, a profundidade de suas vivências vem a tona em composições com temáticas sociais, com questões raciais, de sexualidade, de gênero e de classe, com um show composto por músicas e poesias.
Além disso, suas canções possuem uma forte brasilidade, em que Renato mescla a cada música a utilização de instrumentos como o pandeiro, violão e tambor, com ritmos como o samba, coco, entre outros ritmos brasileiros.
Sua presença e obra são tão fortes que nos reconectam com nossa ancestralidade e nossas forças interiores, fechando o show com canções de proteção e de cura.
Foi um show grandioso, pela potência e sensibilidade de Renato, que coloca a plateia diante da realidade marginal, e nos emociona, nos revolta, e nos questiona com as diversas histórias contidas nas músicas.

[slideshow_deploy id=’19402′]
Desejo que ele voe alto, que outras pessoas possam ter acesso à sua obra! Que ele também possa voltar, que nossos caminhos se cruzem outras vezes, e que possamos retribuir toda boa energia emanada, com uma plateia cheia para aplaudi-lo de pé!
Nossa gratidão!

Saiba mais e ouça o Renato Pessoa através da sua página do facebook!

O festival Oxandolá [In]Festa traz atrações gratuitas em todos os finais de semana, até o dia 10 de junho! Confira a programação completa aqui!

O Oxandolá é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, e no ano de 2017 o evento foi produzido com recursos próprios, contanto com a parceria dos coletivos que integram a programação e apoio da Secretaria de Cultura de Franco da Rocha e da Secretaria de Cultura de Francisco Morato.

Outras informações: 4488-854