Informativo nº 05/2008
7 de julho de 200806 de julho de 2008
– Cia Teatro em Carne e Osso apresentará a peça “Revolução na América do Sul” na próxima terça-feira, 08 de julho, as 19h30, no Teatro Laura Bressane (dentro do C.S.U. de Fco Morato). Com texto de Augusto Boal e direção de Fabia Pierangeli, a peça mostra as peripécias que um operário passa quando resolve fazer uma revolução. Entrada Franca.
Para conhecer um pouco mais da Cia Teatro em Carne e Osso, recém premiada na edição 2007-2008 do Mapa Cultural Paulista, acesse o blog http://www.teatroemcarneeosso.blogspot.com/ .
– Patrícia e Rui, da Cia Art & Faces, de Francisco Morato, estão no espetáculo “Prometeu Acorrentado”, com direção de Moisés Miastkwosky. A partir do dia 11 deste mês e em todas as sextas-feiras de julho a peça será apresentada sempre as 20h, na Oficina Amacio Mazzaropi (Av. Rangel Pestana, 2401- Brás – próximo ao metrô Brás ou Bresser). Esta é uma oportunidade para conferirmos os atores moratenses trabalhando em um palco fora da nossa cidade.
– Segue até o dia 25 de julho as inscrições para participação nos workshops “O palhaço EnCena”, ministrado por Andréa Macera e “Treinamento em Mímica Corporal Dramática”, com Alexandre D’Angeli. Esta ação é uma parceria entre o grupo de trabalho de Artes Cênicas do Conselho de Cultura de Francisco Morato, com a ASSAOC (Associação dos Amigos das Oficinas Culturais). As vagas são limitadas e para obter mais informações basta enviar e-mail para conselhocultura@gmail.com .
– Após ter saído à rua e promovido suas primeiras rodas de brincadeira em Franco da Rocha e Francisco Morato, o grupo Ciranda Cor de Prata segue com seus encontros sempre aos sábados, às 15h, no Auditório Don Paco Cultural (último piso do Shopping Casa Grande). Se você quer dar as mãos aos cirandeiros basta comparecer no dia, horário e local anunciados.
– A Cia Teatro do Quintal está de nome novo, a partir de agora se chama TEATRO GIRANDOLÁ. A mudança do nome ocorreu no momento em que o grupo se cooperativou na Cooperativa Paulista de Teatro, quando descobriu que já existe outro grupo teatral com este nome e isto poderia causar alguns problemas de ordem jurídica posteriormente. O Teatro Girandolá apresentará a peça “Conto de Todas as Cores” no dia 19 de julho, as 16h, no teatro do CEU Perus, com entrada franca. A apresentação da peça no Festival de Inverno de Caieiras, que estava confirmada, foi desmarcada no final da semana passada pela organização do Festival, que alegou readequação na agenda por restrição de verba.
Para conhecer o novo blog do grupo acesse http://www.teatrogirandola.blogspot.com/ .
– Teve início no dia 05 de julho o Festival de Inverno de Caieras. A programação pode ser conferida nos programas que estão sendo entregues no Centro Cultural de Caieiras, o CECIN. Conferindo a programação da edição deste ano lamentamos por notar que o nível infelizmente ficou a desejar para os anos anteriores, que contaram com atividades de grande qualidade, basta lembrar que os palcos do Festival receberam Arnaldo Antunes, além dos grupos Mawaca e Cordel do Fogo Encantado. As programações anteriores também envolviam artistas da região, que dificilmente encontram espaços para se apresentarem em festivais. Dando uma lida rápida na programação encontramos nomes como Fredy e Fabio e Banda Santa Maria, grupos que, não desmerecendo seus trabalhos, mas estão quase que semanalmente em bares e eventos da cidade de Caieiras. Lamentamos que o festival não seja este ano como nos outros: espaço para as pessoas terem oportunidade de encontrar atividades artísticas que dificilmente encontrarão em nossa região.
– Franco da Rocha se movimenta para criar seu conselho de cultura. Na semana anterior uma reunião foi realizada na qual se idealizou o I Fórum de Cultura de Franco da Rocha, a ser realizado no dia 03 de agosto, as 15h, com local a definir. Torcemos para que o conselho obtenha sucesso em sua formação e seja uma possibilidade de renovação na cultura de Franco e venha somar forças com o movimento cultural na região.
– A diretoria de Cultura de Cajamar, da qual alguns membros estiveram presentes no I Encontro Regional de Realizadores Teatrais, realizado no mês passado em Francisco Morato, promoverá no dia 10 de agosto a Feira Cultural “Entre Vizinhos”, que abordará o folclore e a cultura popular em sua temática. O objetivo do evento é realizar um intercâmbio cultural entre cidades vizinhas, tanto que o Grupo Ciranda Cor de Prata terá participação no evento. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail dir.cultura@sp.gov.br . Lembrando que a cidade de Cajamar será a anfitriã do II Encontro Regional de Teatro, que será divulgado em breve.
– Programa de Ação Cultural Editais 2008, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, lança os primeiros editais com lançamento de dois concursos na área teatral. Serão 47 projetos selecionados num investimento de mais de R$3 milhões. As inscrições poderão ser efetuadas até 18 de agosto. Confira mais informações no site http://www.cultura.sp.gov.br/ .
– Conselho de Cultura de Francisco Morato realizará reunião informal na próxima quinta-feira,10 de julho, as 19h00, na Superintendência dos Negócios da Educação e Cultura (R. Progresso, 370 – Centro de Francisco Morato). Dentre os assuntos estará em pauta o encontro que o conselho possivelmente realizará com candidatos aos cargos de prefeito na próxima eleição municipal. Esta é uma ação importante, pois o Conselho começou a sua atuação no início deste ano e já encontrou muitas coisas encaminhadas, muitos projetos já em andamento dentro do Departamento Municipal de Cultura, a idéia de trazer os candidatos para debater é estimulá-los a assumir publicamente diretrizes que utilizarão na administração cultural durante a gestão. Todos estão convidados para a reunião de quinta-feira.
– O evento em Comemoração ao Centenário Guimarães Rosa agregou diversas atividades, foram dois dias de palestras, bate-papos, exibição de vídeos e apresentações artísticas. Os organizadores já se encaminham para organizar um evento em homenagem a Machado de Assis.
– I Encontro Regional de Realizadores Teatrais
(abaixo Nota sobre o encontro publicada por Carlos Gomiero, presidente do Conselho Municipal de Cultura)
Algumas notas a respeito do “I Encontro Regional de Realizadores Teatrais”
Dentre os muitos pontos positivos, destaque para a qualidade de participação das pessoas, que contribuíram muito para o desenvolvimento dos temas abordados; a identificação de problemas comuns aos vários municípios, o que possibilitará a definição de estratégias conjuntas; a integração entre os realizadores e a definição de um cronograma preliminar que permitirá a continuidade das discussões.
Ressaltamos também alguns pontos que podem ser melhorados como, por exemplo, a quantidade de participantes que, embora tenha sido expressiva, poderia ter sido maior (várias pessoas não compareceram em razão de outros compromissos e / ou por falta de contato), bem como o estímulo à participação de representantes de outros municípios da região.
PARA FINALIZAR ESTE INFORMATIVO, AÍ VÃO ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA PERFORMANCE QUE O TEATRO GIRANDOLÁ REALIZOU NA ENTRADA DE FRANCISCO MORATO. QUEM QUISER PODE ENVIAR POEMAS, IMAGENS, COMPOSIÇÕES, PARA PUBLICAÇÃO AQUI NO INFORMATIVO.