O Informativo Cultura Morato, é uma iniciativa independente, sem fins lucrativos e sem vínculo político-partidário, publicado mensalmente pelo Teatro Girandolá em seu blog e por e-mail, que além de divulgar a atividade artístico-cultural em Francisco Morato e região, também contempla produções artísticas como poemas, fotografias e desenhos, além de entrevistas com pessoas ligadas à área cultural. Mande suas sugestões e críticas pelo e-mail teatrogirandola@gmail.com e faça parte também dessa rede.
“Do rio que tudo arrasta se diz violento,mas ninguém chama de violentas
as margens que o aprisionam.”
Bertolt Brecht
O Conselho Municipal de Francisco Morato entregou à Prefeitura Municipal de Francisco Morato uma série de documentos que devem ser considerados para a elaboração do Plano Plurianual do Município. Estes documentos apresentam projetos nas áreas de teatro, música, dança, arte-educação, memória e pertencimento, literatura e áudio-visual e são baseados em anseios, críticas e sugestões da comunidade, surgidas em Fóruns de Cultura e inúmeras outras atividades .
Os projetos estão alicerçados nos três eixos que norteiam a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias): Formação de Público e Artistas, Criação e Revitalização de Espaços Culturais e Memória e Pertencimento. Estes projetos apresentados deverão ser colocados em prática nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 pelo Poder Público Municipal junto à população.
Muito em breve esperamos poder colocar aqui cópia da redação final deste documento para que as pessoas interessadas possam consultá-lo.
O Movimento Cultural Moratéia Desvairada organizou a Caminhada pela Cultura que tomou conta das ruas centrais de Francisco Morato no dia 29 de setembro. As vozes da caminhada gritavam “Artista de fora tem valor. Artista de dentro só faz favor” (pela situação de “parceria” que os artistas locais são chamados costumeiramente, mas quando há verba, são os nomes divulgados na grande mídia que recebem a remuneração), “Ô Zé vê se não enrola, a gente quer cultura toda hora!!!”, “ Zezinho, chega de rodeios!!!” (fazendo trocadilhos com o repúdio ao rodeio que aconteceu na cidade e o não cumprimento do Plano de Ação cultural, com o qual o prefeito Zezinho Bressane se comprometeu).
A caminhada terminou com o grupo de manifestantes afixando os cartazes no prédio onde se localiza a Casa de Cultura Vinícius de Moraes e lembrando que esta é apenas uma, de uma séries de ações, que o Movimento pretende realizar.
O Ato surtiu efeito desejado. Poucos dias depois o vereador Anderson pediu uma reunião com o Movimento Moratéia Desvairada. O encontro se realizou na Câmara Municipal e para surpresa de todos, a casa estava cheia. O Movimento representado falou sobre sua trajetória e o que reivindicava e recusou acordos facilitadores, chegou mesmo a negar o cargo de diretor do departamento de cultura, oferecido abertamente durante a reunião pelo vereador. As repercussões deste ato ultrapassaram os limites municipais, que recebeu a solidariedade de pessoas, como a professora de teatro Ingrid D. Koudela.
O Movimento Moratéia Desvairada coloca-se em permanente estado de alerta pelas questões culturais e pelo respeito à arte em Francisco Morato !
É muito bom perceber que a internet não é somente um meio de confirmar a superficialidade de nosso tempo, mas um instrumento que, se bem utilizado, pode servir para muitas coisas interessantes, inclusive para a mobilização de pessoas para lutar por alguma causa.
Este é o caso da Comunidade Cidade de Francisco Morato no Orkut, que além de ter sempre assuntos relevantes da comunidade, mostrou ser um meio para divulgação de ações que saem do âmbito virtual. A luta contra o rodeio e a organização da Caminhada pela Cultura, são dois tópicos de discussão exemplares.
Recentemente, um grupo de artistas lançou a idéia de ocupar a Praça Belém da Serra com atividades artístco-culturais, num encontro de artistas e cidadãos. Essa idéia ganhou adesão e está sendo organizada pelo Movimento Moratéia Desvairada. O “Encontrão dos Desvairados” acontecerá durante todo o dia 11 de outubro, com uma programação variada.
Se você quer participar (inclusive da organização deste encontro) dê uma passada pela Comunidade Francisco Morato, no tópico Caminhada pela Cultura.
É inegável que as discussões sobre a Cultura somam parcela relevante nesta Comunidade, mas muitos outros assuntos de outros campos também estão correndo por lá.
Encontrão dos Desvairados – dia 11/10, a partir das 11h – Haverá contação de história, música, performances teatrais, dança, exibição de vídeos-documentários e bate-papos. (acompanhe detalhes desta Ocupação pela Comunidade do Orkut Cidade de Francisco Morato).
Artistas trabalhadores do teatro estão mobilizados através do Movimento Arte pela Barbárie numa caminhada que começou há muito tempo e que consiste na luta pela não banalização da vida e pelo valor da arte que não pode ser reduzida à mercadoria.
No dia 22 de setembro, o Movimento realizou um Ato em frente a quatro espaços públicos distintos da cidade de São Paulo.
Nós, do Teatro Girandolá, nos integramos a esta luta também!
Saiba mais sobre o Manifesto e veja fotos e filmagens do ato no blog Arte pela barbárie.
E amanhã, dia 6 de outubro, às 20h, no Galpão do Folias, será realizada a plenária da Comissão de Políticas Públicas, quando será oficializada a assinatura do Manifesto Arte Pela Barbárie.
Local: R. Ana Cintra, 213. Tel. (11) 3361-2223.
A comissão convida a todos os grupos e artistas a participarem deste ato.
No dia 04 de outubro o grupo participou com a cena “Lili na escola”, no II Festival de Diálogos Cênicos, de Campo Limpo Paulista e foi classificada em 3º lugar. O Festival teve início às 18h, no auditório da Faccamp (Faculdade de Campo Limpo Paulista). Saiba mais aqui.
No dia 12 de outubro às 16h, o Teatro Girandolá apresentará o espetáculo “Conto de todas as cores” no Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Ingressos R$5,00. (A bilheteria será aberta 1h antes do início do espetáculo).
Em breve o grupo inicia sua circulação com este espetáculo pelo Proac-Circulação, prêmio-incentivo da Secretaria de Estado da Cultura. O grupo percorrerá nove cidades com seu trabalho e pretende iniciar a circulação pela cidade de Francisco Morato ainda no mês de outubro.
Mais uma vez os grupos As meninas do Conto, Cia Rodamoinho e Cia Furunfunfum se uniram e foram contempladas pela Lei de Fomento ao Teatro na cidade de São Paulo. Os grupos recebem subsídio público para realizar o projeto “O teatro e suas múltiplas linguagens”, que consiste na apresentação dos espetáculos do repertório dos três grupos, um curso de formação para educadores e artistas e a realização de algumas palestras no Galpão das Meninas do Conto.
Acontece uma palestra por mês dentro do projeto e estas são abertas ao público e basta se inscrever com antecedência por telefone (11-3672-8206) para participar.
A próxima palestra será “O ator e as linguagens brincantes”, com Dinho Lima Flor, do Teatro Ventoforte, abertura de Aninha Carvalho, dia 31/10, as 10h30. Em novembro o tema da palestra será “O uso da voz no teatro” e em dezembro “Contos de fadas e narrativas tradicionais”.
O Instituto Viva Vida prossegue nas suas ações para conscientizar a população de Francisco Morato sobre o desrespeito aos animais na realização de rodeios. Mesmo com a luta do Instituto pela não realização do rodeio na cidade, este evento acabou ocorrendo, mas a instituição não desanimou e pretende lutar para que a cidade tenha uma lei que proíba este tipo de evento na cidade. No dia 11 de outubro o Instituto estará presente na Praça Belém no dia de Ocupação desta Praça para ações de diálogo com a comunidade.
O Espaço Girandolá prossegue com suas portas abertas, realizando suas atividades próprias e recebendo amigos e suas atividades. Acompanhe abaixo um breve histórico das ações realizadas no espaço até agora.
– “Oficina de dramaturgia e improvisação” com Rodrigo Mercadante e Karen Mennatti
– Girandolá Recebe: “Poesia de A a Z”, com o músico Ranulfo Farias e poetas convidados; “Tudo junto e misturado”, espetáculo teatral com o grupo Topa.
– Ensaios dos grupos Teatro de Segunda-feira, Teatro em Carne e Osso e Teatro Girandolá.
– Encontros sobre a Cultura em Francisco Morato e região
Ministrada por Eduardo Bartolomeu, de 29 de outubro a 03 de dezembro, as quintas-feiras, das 18h30 as 22h30. A oficina trabalhará a arte do ator através de vivências corporais e vocais. Serão abertas 15 vagas gratuitas para a comunidade de Francisco Morato.
Para participar é necessário ser maior de 13 anos e enviar e-mail para teatrogirandola@gmail.com solicitando informações para inscrição nesta oficina.
A Oficina acontecerá em virtude da parceria estabelecida entre o Teatro Girandolá e a ASSAOC – Associação dos Amigos das Oficinas Culturais – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
– Capoeira as terças e quintas-feiras, 18h.
– Oficina de artesanato as quartas, quintas e sextas-feiras, das 9 às 16h.
– Dança do ventre às sextas-feiras, 10h e 14h.
– Encontro musical as quintas-feiras, 20h
As oficinas são oferecidas pela Diretoria de Cultura e acontecem no Centro Cultural que fica na Av. Sete de setembro, s/nº – Centro – Franco da Rocha
Informações pelo telefone 4443-7050
Na semana passada recebemos notícias através de uma Carta Protesto, manifestando a falta de respeito do Poder Público de Perus para com alguns artistas envolvidos com o Movimento Cultural Quilombaque. O texto contava sobre uma situação de exclusão pela qual alguns artistas do lugar passaram durante a festa em comemoração ao aniversário de Perus. Inclusive publicamos aqui no nosso blog esta carta protesto.
Pois bem, poucos dias depois, o Movimento divulga na internet, no mesmo blog, que teve seu projeto aprovado e acaba de se tornar um Ponto de Cultura. Com a aprovação do projeto o grupo receberá subsídio do governo estadual para que possa melhorar sua atuação na localidade. Um abraço muito forte a todos do Movimento Cultural Quilombaque! Pelo visto, nossa região vive um momento importante pela valorização da cultura.
Abaixo, algumas atividades que serão promovidas pelo Quilombaque durante o mês de outubro:
24/10 – Sarau Quilombaque – poesia, teatro, música, percussão, circo e muito mais, a partir das 18h. Local: Quilombaque – Travessa Cambaratiba, rua sem saída paralela à estação de trem Perus e próxima a Praça Inácio Dias, portão 05.
30/10 – Balada Eletrônica Quilombaque – com as pickups a postos, a galera jovem de Perus e região vai curtir uma balada de qualidade sempre às sextas-feiras, a partir das 22h. Local: Quilombaque – Travessa Cambaratiba, rua sem saída paralela à estação de trem Perus e próximo a Praça Inácio Dias, portão 05.
31/10 – CineQuilombo – cinema na praça e de graça, com curtas-metragens diversos.. Tema: mês da criança. Praça Inácio Dias, em frente à estação de trem Perus.
“Concerto de Ispinho e Fulo” é o nome do belíssimo espetáculo da Cia do Tijolo, que percorreu algumas cidades, dentre elas Francisco Morato e agora está em cartaz no SESC Avenida Paulista.
O espetáculo comemora o centenário do poeta Patativa do Assaré, revisitando sua vida e obra para discutir o destino da poesia popular, sua importância no desenvolvimento de uma consciência crítica e na formação da identidade de um povo.
De 21/08 a 11/10
Sexta a domingo, às 21h,
Sesc Avenida Paulista.
R$ 5,00 a R$20,00
Vale a pena conferir!
__________________________________________________________
______________________________________________________
Mande você também um texto, uma imagem, um desenho ou qualquer outra produção para finalizar nosso Informativo Cultura Morato! E ajude adivulgar.
Envie para sua lista de contatos e amplie essa rede.
___________________________________________________________