O Projeto Vídeos no Espaço, uma iniciativa do Teatro Girandolá em parceria com a Cia Teatro em Carne e Osso, (grupo que usa o espaço para ensaios) promoverá, gratuitamente, todos os domingos, as 18h, no Espaço Girandolá, sessões de vídeo para a comunidade local. A cada mês será um tema diferente e o tema do primeiro Vídeos no Espaço, são filmes brasileiros do século XXI.
Acompanhe abaixo todas as informações dos filmes.
Abril – 2010
Tema: Filmes Brasileiros do Século XXI
04 de Abril – domingo
Cafundó
Título original: Cafundó
Duração: 101 minutos (1 hora e 41 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Paulo Betti / Clóvis Bueno
Ano: 2005
Elenco: Mário Abreu, Wesley Aprile, Danilo Avelleda, Fernando Bachstein, Regina Bastos, Flávio Bauraqui (Exu), Aristeu Berger, Juliana Betti, Paulo Betti, entre outros.
Sinopse:
João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.
11 de Abril – domingo
Querô
Título original: Querô
Duração: 90 minutos (1 hora e 30 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Carlos Cortez
Ano: 2007
Elenco: Maxwell Nascimento (Querô), Maria Luísa Mendonça (Mãe De Querô), Ângela Leal (Violeta), Aílton Graça (Brandão), Milhem Cortaz (Seu Edgar), entre outros.
Sinopse
Querô é um adolescente pobre e órfão, que vive sozinho na região portuária de Santos. Achando-se dono do próprio destino, Querô não se dobra à disciplina opressora da Febem, ao jogo fácil do tráfico de drogas e, muito menos, aos policiais corruptos que o perseguem. Paga por isso um preço alto.
18 de Abril – domingo
O Cheiro do Ralo
Título original: O Cheiro do Ralo
Duração: 112 minutos (1 hora e 52 minutos)
Gênero: Comédia
Direção: Heitor Dhalia
Ano: 2007
Elenco: Selton Mello (Lourenço), Paula Braun (Garçonete), Lourenço Mutarelli (Segurança), Flávio Bauraqui (Homem Da Caixa De Música), Fabiana Guglielmetti (Noiva), entre outros.
Sinopse:
Lourenço (Selton Mello) é o dono de uma loja que compra objetos usados. Aos poucos ele desenvolve um jogo com seus clientes, trocando a frieza pelo prazer que sente ao explorá-los, já que sempre estão em sérias dificuldades financeiras. Ao mesmo tempo Lourenço passa a ver as pessoas como se estivessem à venda, identificando-as através de uma característica ou um objeto que lhe é oferecido. Incomodado com o permanente e fedorento cheiro do ralo que existe em sua loja, Lourenço vê seu mundo ruir quando é obrigado a se relacionar com uma das pessoas que julgava controlar.
25 de Abril – domingo
Casa de Areia
Título original: Casa de Areia
Duração: 103 minutos (1 hora e 43 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Andrucha Waddington
Ano: 2005
Elenco: Fernanda Montenegro (D. Maria / Áurea – 1942 A 1969 / Maria – 1969),Fernanda Torres (Áurea – 1910 A 1919 / Maria – 1969),Ruy Guerra (Vasco De Sá), Seu Jorge (Massu – 1910 A 1919), Luiz Melodia (Massu – 1942), entre outros.
Sinopse:
1910. O português Vasco (Ruy Guerra) leva sua esposa grávida Áurea (Fernanda Torres) e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída. Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e Dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento.