Informativo nº 03 abril – 2010

9 de abril de 2010 0 Por Gilberto Araujo
Não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar.
Bertolt Brecht

Peça Cordel do Amor sem Fim estreia no Espaço Girandolá em maio

A Cia Teatro em Carne e Osso, após “Revolução na América do Sul”, espetáculo vencedor do Mapa cultural Paulista e premiado em mostras e festivais, estreará seu novo trabalho: “Cordel do amor sem fim” no Espaço Girandolá. Na peça “São três as mulheres, são três as irmãs, unidas pelo sangue e separadas por suas diferentes personalidades e maneiras de ver e entender o mundo. E o amor, esse cruel que marca o tempo e as pessoas, com seus mistérios e desatinos, que separa quando parece juntar e junta quando finge separar, é o condutor de toda essa história.”

Este espetáculo recebeu apoio do Colégio Soben e HCR Confecções.
As apresentações acontecerão todos os sábados do mês de maio.  Os ingressos serão vendidos com atencedência, pois serão apenas 15 lugares disponíveis  por apresentação. Em breve, confira aqui mais informações sobre as apresentações desta curta-temporada.

Girandolá Recebe Trupe Artemanha no mês de abril

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Francisco Morato e a Secretaria de Cultura, no dia 25 de abril, dando continuidade ao projeto Girandolá Recebe…, o Teatro Girandolá receberá a Trupe Artemanha, com o espetáculo “Brasil, quem foi que te pariu?”, às 17h no Paço Municipal, próximo a Prefeitura e os workshops “Dança Afro”, das 11 às 13h e “Canto e Voz”, das 14h30 às 16h30, no Espaço Girandolá. Todas as atividades serão gratuitas. Para os workshops é necessário realizar inscrição previamente, pelo telefone 4488-8524 ou e-mail teatrogirandola@gmail.com
A vinda da Trupe Artemanha para Francisco Morato só será possível porque o grupo foi contemplado pelo ProAC 2009 – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, que possibilitou a circulação do projeto por cidades da grande São Paulo e interior paulista. Saiba mais sobre a trupe em www.trupeartemanha.com.br.

Documentário sobre o Hospital Juquery será exibido em Franco da Rocha

“Juquery – Hospital, Ciência e Ternura” é o nome do vídeo-documentário que conta a grandiosa história do lugar que foi o berço da psiquiatria no Brasil. Idealizado pelo Dr. Francisco da Rocha e acompanhado por médicos de alta formação e tão apaixonados quanto ele pelo avanço das pesquisas de tratamento aos doentes mentais.
Viajamos pela sua história desde a escolha do local, cidade de Franco da Rocha, até o triste incêndio do prédio central, onde estava localizado também a biblioteca e, por fim, a desativação da ala manicomial.
Roteiro e direção: Diego Hernandez
No dia 09 de abril, 20h30 no Cine Marajá (Rua José Moreira, 27 – Centro – Franco da Rocha)
Entrada Franca.

Quem não conseguir assistir o filme no Cine Marajá, poderá assisti-lo no dia 22 de maio, quando será exibido no Programa Campus, da Tv Cultura.

A pesquisadora Cassiele Arantes e o professor e historiador Silvio Marcos, foram os primeiros convidados dos Diálogos Moratenses. Falaram de Francisco Morato considerando sua formação histórica, seus problemas e a possibilidade de transformação desta cidade tão paradoxal – acolhedora e “abandonada”, objeto de desejo de “donos” que movidos pela politiqueira, impedem seu desenvolvimento. Enquanto na área próxima ao Paço Municipal mais e mais pessoas se achegavam para louvar o Senhor na Marcha para Jesus, evento incluído no Calendário de Aniversário da Cidade, ali bem próximo falávamos sobre Cultura, Cidade, Movimentos Culturais e Porcaria na Política – dávamos os primeiros passos e pretendemos seguir uma vez por mês, com temáticas variadas, dialogando sobre nossa cidade.

E a segunda empreitada será no dia 24 de abril, as 17h, com o tema “Cultura na Periferia” . Neste dia receberemos integrantes da Comunidade Cultural Quilombaque, que nos contará um pouco sobre as dificuldades, sonhos e desafios desta Associação que vem mudando a perspectiva do fazer artístico-cultural em Perus e atualmente teve seu trabalho reconhecido, tornando-se Ponto de Cultura (prêmio incentivo do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo). Além dos convidados do Quilombaque, membros do Movimento Cultural Moratéia Desvairada também contarão um pouco a respeito de suas motivações e a trajetória deste grupo de Francisco Morato.
“Diálogos Moratenses” recebendo Comunidade Cultural Quilombaque e Movimento Cultura Moratéia Desvairada será no CIC (Centro de Integração da Cidadania) de Francisco Morato. Estão todos convidados!
… e pedimos para que todos ajudem a divulgar este evento para mais pessoas…

Todo domingo, às 18h, tem um filme de graça nas sessões de vídeo que o Teatro Girandolá em parceria com a Cia Teatro em Carne e Osso promove. No mês de abril o tema é: Filmes Brasileiros do Século XXI. Confira a lista dos filmes e outras informações aqui.
Para o mês de maio, o tema é Periferia com os filmes:
02/05 – Filhos do Paraíso
09/05 – Amarelo Manga
16/05 – Jardim Ângela
23/05 – A casa de Alice
30/05 – Quanto vale ou é por quilo?

Projeto Ágora, de Franco da Rocha, recebe espetáculo de dança

A prefeitura de Franco da Rocha lançou no mês de março o Projeto Ágora, que receberá mensalmente artistas da cidade, que mostrarão sua arte e contarão sobre suas trajetórias. O intuito do projeto é ressaltar e estreitar a relação do artista com sua cidade e com a comunidade.
No dia 24 de abril, às 20h, no Cine Teatro Marajá, o projeto recebe o espetáculo Minha Vida Minha Dança, com a bailarina Fernanda Passos.
O Cine Teatro Marajá fica na Rua José Augusto Moreira, 27 – Centro – Franco da Rocha
Outras informações pelo telefone: 4443-7050

Em maio, Oficina de Fotografia no Espaço Girandolá

De 8 de maio a 10 de julho, a fotógrafa Mariana Moura coordenará a oficina de fotografia “A luz executando sua criação”, no Espaço Girandolá. A oficina será gratuita e acontecerá todos os sábados das 14 às 17h. Para participar é necessário ser maior de 15 anos, possuir uma câmera fotográfica digital e fazer inscrição no período de 12 a 26 de abril. Serão selecionados os primeiros inscritos.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente no Espaço Girandolá, de segunda a sexta das 9 às 17h, pelo e-mail teatrogirandola@gmail.com ou no blog do Teatro Girandolá, teatrogirandola.blogspot.com. Saiba mais aqui.

Audiência Pública em defesa dos animais em Francisco Morato

Na próxima quinta-feira, 15/4, as 18h30, o Instituto Vida Viva promove a Audiência Pública: “Rodeio – direito dos animais e aspectos culturais”, no Auditório Don Paco Cultural (último piso do Shopping Casa Grande – centro de Francisco Morato). A audiência é mais uma iniciativa que o instituto promove em defesa aos animais e tem por objetivo a criação de uma lei que proíba a prática de rodeios no município de Francisco Morato. Estão todos convidados a debater este importante assunto!

Depoimento, por Eduardo Bartolomeu

“Hoje pela manhã, ensaiávamos nosso novo espetáculo no nosso espaço e nos bate à porta dois rapazes da Roda Teatral de Mairiporã. Simplesmente vieram para conhecer o espaço e nos conhecer. Conversamos um bom tempo. Percebemos o quanto a realidade destas cidades nesta região são parecidas. Compartilhamos o descaso do Poder Público e a percepção de que teremos, pelas próprias mãos, que cavarmos um “lugar de respeito” nestas cidades. Tão mais fortes seremos se nos unirmos, óbvio. Devagar isto acontece, vejamos esta visita surpresa! E já nos demos conta de que a corrente não é tão pequena quanto pensávamos, que muitos já estão nela há muito tempo… Que os novos tempos fecundem esta roda – é por ela que caminhamos!”
Eduardo Bartolomeu – 08/04/2010