Informativo Nº 2 Março – 2011
7 de março de 2011Somos Quixotes às cinco horas da manhã
Disputando um lugar na goela
da divina serpente de metal
Na busca diária (e incansável)
De nossa amada Dulcinéia
Mas na alma,
No suor que transborda da pele,
Somos todos Macunaímas
Deitados numa rede de descanso
Ou em pé escorados uns nos outros
Esperando a sorte, esperando a morte
Hibernando na minhoca mecânica
Esperando chegar o verão.
Todo mês, a criançada da Vila Suíça – Francisco Morato, vai até o Espaço Girandolá para brincar. Já é possível reconhecer as carinhas das que vem desde a primeira oficina, rostos inquietos, contentes, num misto de emoções, aguardando pelo que vão encontrar pela frente.
As últimas oficinas, que utilizamos como mote o carnaval, foram uma diversão só, elas puderam soltar a imaginação criando personagens e fantasias para um cortejo de brincadeiras cantadas pelo bairro, junto ao bloco Herdeiros do Barão.
E não são só elas que estão esperando ansiosas pelo próximo encontro, nós também. E aqui, estendemos o convite às crianças de toda a região, de qualquer idade, para que venham brincar com a gente.
A próxima oficina será no dia 02 de Abril, das 9h da manhã ao meio-dia.
O Espaço Girandolá fica na Av. São Paulo, 965 – Vila Suíça – Francisco Morato – SP.
Outras informações: 4488-8524
No mês de Março, o Girandolá Recebe traz o espetáculo “Cordel do amor sem fim”, montagem da Cia Teatro em Carne & Osso e texto de Claudia Barral. O grupo resolveu voltar ao Espaço Girandolá, pois foi lá que estreou a peça e agora volta com mudança de elenco e outras inovações. Serão duas sessões, no dia 27 de Março, dia mundial do teatro, às 18h e às 20h, compareça e confira o que mudou nessa história. Não perca!
O valor do ingresso será R$ 5,00 e pode ser adquirido antecipadamente com os integrantes do Teatro em Carne & Osso ou do Teatro Girandolá.
Sinopse: São três as mulheres, são três as irmãs, unidas pelo sangue e separadas por suas diferentes personalidades e maneiras de ver e entender o mundo. E o amor, esse ente cruel que marca o tempo e as pessoas, com seus mistérios e desatinos, que separa quando parece juntar e junta quando finge separar, é o condutor de toda essa história.
Mais informações: 4488-8524
Teatro em Carne e Osso
Depois de passar (*)
por Francisco Morato, onde Judas perdeu o seu sapato;
por Franco da Rocha, onde Judas perdeu sua galocha;
por Caieiras, onde Judas perdeu as estribeiras;
por Perus, onde Judas perdeu o seu capuz;
por Cajamar, onde Judas perdeu seu all-star;
por Mairiporã, onde Judas perdeu seu talismã;
por Guarulhos, onde Judas perdeu altos bagulhos,
por Santo André, onde Judas perdeu o seu boné;
por São Caetano, onde Judas perdeu o seu tutano;
por Campo Limpo Paulista, onde Judas perdeu sua revista;
por Jundiaí, onde Judas perdeu o seu rubí;
por Taboão da Serra, onde Judas perdeu a sua guerra;
por Catanduva, onde Judas perdeu a sua luva;
por Santo Bento do Sapucaí, onde Judas perdeu seu jabuti;
por São Carlos, onde Judas perdeu os seus regalos
por Jales, onde Judas perdeu gorros e chales;
por Bauru, onde Judas perdeu o seu tabu;
e outros lugares, por onde Judas perdeu-se nos olhares,
o Teatro Girandolá
chega com seu Conto de todas as cores, enfim ao Paraíso.
Mais precisamente ao Centro Cultural São Paulo, Sala Paulo Emílio Salles Gomes, Rua Vergueiro, nº 1000, Paraíso/SP, aos sábados e domingos, de 9 de abril a 1 de maio, sempre às 16 horas.
Não vá perder você também!!! Senão, já sabe…
(*) Poema de André Arruda para celebrar mais um quintal que nosso espetáculo conquista.
Lua no céu… Brinquedo na mão… Festejo no chão…
Um convite à brincadeira….uma viajem pelo mundo dos bonecos, brinquedos, movimentos e ritmos dos festejos da cultura brasileira serão trabalhados nesta oficina.
Durante os encontros vamos compreender como o movimento expressivo pode nos ajudar a vivenciar o corpo como fonte de conhecimento e como porta para a criatividade, através das danças,das mãos que criam figurinos ,bonecos,máscaras e adereços para festejar celebrando a vida e a possibilidade de estarmos juntos.
Público Alvo: Artistas, educadores e público em geral a partir de 12 anos
Período de realização: Primeira semana de abril até última semana de junho
Segundas-feiras: 19h30 às 22H00
Ministrantes: Ademir Martins, Adhê Francisco e Rita Rozeno.
Local: Espaço Girandolá
Valor: R$ 180,00 (pode ser dividido em até três vezes)
Número de vagas: 20
Inscrições e Mais informações: através do telefone 4488-8524 (Espaço Girandolá) ou e-mail teatrogirandola@teatrogirandola.com.br
Oficinas Culturais em Cajamar
Até o dia 11 de março estão abertas as inscrições para as oficinas culturais promovidas pela Diretoria de Cultura de Cajamar. Teatro, artes plásticas, canto coral, música instrumental, entre outras atividades, são oferecidas gratuitamente para interessados com idade superior a 7 anos.
Para fazer sua inscrição basta comparecer a algum dos locais abaixo:
Centro Cultural de Jordanésia: Rua Armando Rojek, 295, Jordanésia, Cajamar – tel. 4447-2626/4447-4019
Centro Cultural do Polvilho: Rua Álvaro de Carvalho, 148, Polvilho, Cajamar – tel. 4408-5911
Biblioteca Municipal de Cajamar: Av. Prof. Walter Ribas de Andrade, 518, Centro, Cajamar – tel. 4446-5153
Outras informações: www.cajamar.sp.gov.br
Ventoforte levantando mundos e fundos
Encontro, festejos com atores, músicos, autores, amigos criadores do Ventoforte e público em geral, nos espaços verdes e todas as cores, de todas as músicas, e de todos os comes e bebes… e de todas as celebrações.
Data: 12/03/2011
Horário: 14h00 às 22h00
Contatos: 3071 3457 / 3079 9529 / 6293 0435 (Oi)
No próximo dia 20, a partir das 16h, no Auditório Don Paco Cultural, acontece o 1° Sarau Lítero-Musical “Carlos Drummond de Andrade”, realizado pelo CLIM – Clube de Literatura Moratense. Um espaço para compartilhar produções poéticas, musicais e ideias. Se você tem algo pra compartilhar ou simplesmente gosta de apreciar poesia e música, apareça por lá. A participação é gratuita e aberta ao público. Nessa primeira edição, a parte musical ficará por conta de Shallana, Rafael Cardoso e Cásulo de Rudá.
Apareça!
O Auditório Don Paco Cultural fica no último piso do Shopping Center Casa Grande, na Rua Gerônimo Caetano Garcia, 75, no centro de Francisco Morato.
Outras informações: cli@culturamorato.com
Acontece no dia 12 de março a estréia do projeto MARAJÁ CINE CLUBE.
Trata-se de uma retomada de sessões de cinema nas dependências do Cine Marajá. O antigo cinema que dentre outras coisas, já abrigou até mesmo igrejas cristãs e hoje é um dos espaços de atividades da Diretoria de Cultura de Franco da Rocha, voltará a exibir obras da sétima arte aos sábados, sempre às 20 horas, com entrada franca.
O Marajá Cine Clube pretende ser um espaço para reunir todos aqueles que admiram a cinematografia e desejam ver grandes obras numa grande tela e, depois, possam bater um bom papo.
Para este primeiro mês foram programados filmes que têm o cinema como tema. Para a primeira sessão o filme escolhido foi Cinema Paradiso, do diretor italiano Giuseppe Tornatore (1988). Os próximos serão Tapete Vermelho, de Luiz Alberto Pereira (2006), dia 19 e
A rosa Púrpura do Cairo, de Woody Allen (1985), dia 26.
O Marajá Cine Clube é uma realização da Diretoria de Cultura de Franco da Rocha, com o apoio cultural do Informativo Ôxe!