“Disquisição na Insônia
Que é loucura: ser cavaleiro andante
ou segui-lo como escudeiro?
De nós dois, quem o louco verdadeiro?
O que, acordado, sonha doidamente?
[…]“
Carlos Drummond de Andrade
Teatro à la Carte, dia 29/07 no Centro Cultural em Franco da Rocha
________________________________________________________________________________________________________________________________________
O Projeto Teatro à La Carte – Vende-se cenas do Núcleo de Pesquisas Teatrais Santa Víscera, apresentado desde 2009 em ruas e espaços alternativos da cidade de São Paulo, estará em Franco da Rocha nesse mês de julho. No espetáculo, o Núcleo encena fragmentos de peças teatrais de diferentes linguagens e estilos, que variam entre o drama, tragédia, comédia, tragicomédia, realismo-mágico, teatro do absurdo e infantil.
As cenas são oferecidas num cardápio cênico com mais de 30 variedades, que duram de 3 a 8 minutos, dando ao espectador autonomia na escolha das cenas conforme o seu gosto. No menu, escritores e dramaturgos consagrados da literatura mundial, além de criações coletivas do Núcleo. Deu água na boca? Então não perca a oportunidade de se deliciar!
A apresentação será no dia 29 de julho, às 20h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, que fica na Av. Sete de Setembro, s/nº – Centro – Franco da Rocha/SP e conta com o apoio da Divisão de Cultura de Franco da Rocha, Teatro Girandolá e Ôxe! Produtora Comunitária.
Ingressos: $Pague quanto puder$
Fica Quilombaque! Vamos gritar aos quatro ventos!
________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Comunidade Cultural Quilombaque atua há mais de seis anos no bairro de Perus e oferece à população uma variadíssima programação cultural com oficinas, palestras, bate-papos, apresentações teatrais e musicais, saraus, exibição de filmes, fóruns de hip hop, festas, além de ser um espaço, que a cada dia que passa se fortalece mais como lugar de encontro. Diversos são os artistas que frequentam o espaço e que compõem a sua programação, gente de todo o canto de São Paulo e da grande São Paulo também.
Lá, nós, do Teatro Girandolá, conhecemos e trocamos experiências com diversos outros coletivos, lá encontramos espaço pra colocar nossas ideias em prática, lá encontramos pessoas com as quais conseguimos discutir ideais. A Quilombaque é nossa parceira de longa data, com a qual trocamos ideias, conhecimento, equipamentos, sonhos e serviços. A Quilombaque é nossa irmã e faz parte de uma grande família, com tantos outros irmãos e quando mexem com alguém da nossa família, já sabe como é né? Mexeu com um irmão, mexeu com a gente também…
O caso é o seguinte: talvez nem todo mundo saiba, mas o digníssimo prefeito de São Paulo, dentre outras tantas ideias de Jerico, teve a infeliz ideia de
1-) colocar um monte de coronéis reformados da PM para comandar as sub-prefeituras da cidade; e
2-) na “onda verde” que se instalou na prefeitura de São Paulo, decidiram implantar de vez (quase a toque de caixa) os chamados “Parques Lineares” capitaneados pelo anti-democrático Eduardo Jorge. Até aí, quase nenhum problema. Isso se não fosse o fato de que a unidade do tal Parque Linear que se pretende criar em Perus, simplesmente varre do mapa o espaço onde hoje funciona a Comunidade Cultural Quilombaque, as discussões que aconteciam com a população foram arbitrariamente e unilateralmente encerradas e o reaça sentado na sub-prefeitura se mostra com a pior má-vontade para dialogar e chegar a um consenso.
Em resposta a esta situação e em apoio aos irmãos da Quilombaque, vários coletivos estão se articulado e pretendem iniciar uma série de ações afim de que os órgãos responsáveis reabram as discussões, revejam e readequem o projeto original, integrando a iniciativa ao Parque Linear de Perus. A primeira ação é gritar aos quatro ventos: FICA QUILOMBAQUE!
E nós estamos juntos nessa briga!!!
Marajá Cine Clube apresenta Comédias brasileiras
________________________________________________________________________________________________________________________________________
O projeto Marajá Cine Clube do mês de julho traz em sua programação filmes que marcam a história das comédias na cinematografia nacional.
Para começar, dia 09, foi apresentado um dos clássicos da Atlântida, a companhia cinematográfica de maior longevidade na história do cinema brasileiro. Matar ou correr, com direção de Carlos Manga, que traz em seu elenco, entre outros, Oscarito e Grande Otelo.
Dia 16, é a vez de Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, outro marco do cinema naional, que, a partir do livro de Mario de Andrade, apresenta a história do herói sem nenhum caráter.
No dia 23, é a vez de Sábado, um filme dirigido por Ugo Giorgetti, que mostra uma série de acontecimentos inusitados que se sucedem num sábado que tiha tudo para ser como qualquer outro.
Para fechar a série, dia 30, A Máquina, dirigido por João Falcão e baseado em livro de Adriana Falcão e em peça teatral do próprio diretor.
O Marajá Cine Clube é uma realização da Diretoria Municipal de Cultura, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Ôxe! Produtora Comunitária, que acontece aos sábados, sempre às 20 horas e tem entrada franca. Prestigie!
O Cine Teatro Marajá fica na Rua José Augusto Moreira, 27 – Centro – Franco da Rocha.
Outras informações: 9969-9734 ou blogduoxe.blogspot.com ou francodarocha.sp.gov.br
Girandolá recebe… o Espetáculo Urubu come carniça e voa
________________________________________________________________________________________________________________________________________
O Girandolá Recebe de julho aconteceu no sábado, dia 02, quando recebemos no Espaço Girandolá, o espetáculo “O Abajur Lilás” de Plínio Marcos.
Ao final da apresentação, o Grupo Teatral Água Fria, de Cajamar, fez um bate-papo com a platéia, sobre a peça e a importância da valorização da dramaturgia.
E no próximo mês de Agosto, receberemos em parceria com a Prefeitura de Franco da Rocha o Grupo Clariô de Teatro, de Taboão da Serra, com o espetáculo Urubu Come Carniça e Voa – Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural/2010.
Esse é o segundo espetáculo do grupo, e foi concebido a partir da pesquisa dos poemas e contos do escritor pernambucano Miró de Muribeca.
O interesse pela literatura nordestina se deu desde a pesquisa do primeiro espetáculo, pois o grupo percebeu que as inquietudes do povo brasileiro, nas poesias e contos nordestinos contemporâneos, eram sempre retratadas de maneira original e pouco lamuriosa.
Serão duas apresentações, uma no dia 12 e outra no dia 13 de agosto, sempre às 20h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, que fica na Av. Sete de Semtembro, s/n, no centro de Franco da Rocha.
E a entrada é franca!
Outras informações: 4488-8524 ou 4443-7050
Conto de Todas as Cores no Projeto Recreio nas Férias do SESC-Osasco
________________________________________________________________________________________________________________________________________
O nosso espetáculo Conto de Todas as Cores está a todo vapor nestas férias. Faremos uma mini temporada no SESC-Osasco de 12 a 15 de julho, terça a sexta, as 15h, na Tenda 1, pelo Projeto Recreio nas Férias da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em pareceria com o SESC São Paulo. A entrada é franca. Mas atenção, o ingresso precisa ser retirado uma hora antes no início do espetáculo.
Já no dia 25 de julho, rumamos para Itapecerica da Serra-SP para mais uma apresentação do Conto.
Em agosto, dia 20, apresentaremos na Zona Sul de São Paulo, no Sacolão das Artes – Espaço mantido por diversos coletivos culturais, entre eles a Brava Companhia, que já recebemos aqui em Francisco Morato com o espetáculo A Brava.
Pulando para Outubro, dia 12, levaremos o nosso Conto ao SESI-Osasco. Fiquem atentos na agenda do espetáculo aqui na coluna do lado.
O 11º Inverno Cultural de Franco da Rocha vem aí
________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
Espetáculo Urubu come carniça e voa – Grupop Teatral Clariô |
Entre os dias 05 e 28 de agosto acontece na cidade de Franco da Rocha o 11º Inverno Cultural, tradicional projeto que apresenta uma grande diversidade de espetáculos com artistas locais e convidados de toda Região.
Para este ano a Diretoria de Cultura da cidade promete oferecer ao público espetáculos nas áreas de música, artes visuais, dança e teatro.
Em breve toda programação será divulgada, mas podemos adiantar aqui que o Teatro Girandolá estará marcando presença com seu espetáculo Aruê!, no dia 07 de agosto, domingo, às 19 horas e também com seu projeto Girandolá Recebe, que nos dias 12 e 13, apresentará o espetáculo Urubú come carniça e voa, do Grupo Teatral Clariô, da cidade de Taboão da Serra.
Acompanhe a programação e compareça!!!
Oxandolá [in]festa 2011
________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
Nosso presente feito pelas crianças da Oficina Rodopiar |
Parabéns para nós… Girandolá e Oxê!, que nesse mês de junho completamos respectivamente 4 e 2 aninhos de vida. Sim, ainda somos bebês, mas esperamos que ninguém nos denuncie ao ministério do trabalho, pois estamos trabalhando como gente grande.Foram diversas atividades em comemoração a este mês festivo onde os presenteados, além de nós, foi também o público de Francisco Morato e região que puderam assistir espetáculos teatrais infantil e adulto, a Premiação do Concurso de Poesia Prof. Aparecido Roberto Tonelloti, participar do Sarau lítero-musical com o pessoal do CLIM (Clube de Literatura Moratense), da Oficina de Criação Literária com o poeta João Nery e da Oficina de Software Livre e Instalação Coletiva com Rogers Neves, além de palpitar sobre os rumos que o Oxê deve tomar no Pauta aberta, ver Narrações de histórias indígenas e, um maravilhoso e descontraído Bate-papo “Sobre o direito a cultura”, com Iná Camargo Costa.
Pensando bem, até que não seria uma má ideia se as autoridades municipais voltassem seus olhos para nós e percebessem que o queremos é poder cada vez mais compartilhar a cultura, torná-la acessível ao maior número de habitantes possível no nosso município e região, e, se algum dia alguém disser que não assistiu ou participou de qualquer manifestação cultural, que seja por opção e não por ignorância.
Por enquanto, aos que não viram, perderam, mas não fiquem tristes, ano que vem tem mais. O Girandolá e o Oxê! continuam aí, trabalhando muito para continuarem oferecendo informações e atividades culturais de qualidade para todos. Até breve!
P.S. Ainda bem que somos novinhos, pois assim, ainda temos muito tempo para realizarmos muita coisa!
Aruê! representará Francisco Morato no Mapa Cultural Paulista
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Entre os dias 23 e 26 de Junho, aconteceu em Francisco Morato, o Mapa Cultural Paulista, projeto da Secretaria do Estado da Cultura. Três grupos participaram da fase municipal, o Animaloco Produções, o Grupo Teatral Art&Faces e o Teatro Girandolá, com o espetáculo “Aruê!”, que foi o escolhido para representar a cidade na fase regional do Mapa, a apresentação aconteceu no dia 23 de Junho, na EMEF Dr. Ulisses Silveira Guimarães, no CSU. Vale frisar que independente do grupo selecionado, o mais importante foi o evento ser bem realizado, com um bom equipamento de luz, espaço adequado, também destaca-se a troca que houve entre os grupos, cada um podendo conhecer o trabalho do outro e discutir após cada espetáculo. Então, agora é torcer e acompanhar a próxima fase desse projeto.
Confira algumas fotos dessa apresentação no site do Teatro Girandolá ou na página do Informativo Ôxe, acessando: blogduoxe.blogspot.com
Você ainda não viu? No dia 07 de Agosto, haverá apresentação de “Aruê!”, no Inverno Cultural de Franco da Rocha, que acontecerá no Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Av. Sete de setembro, s/nº, Centro, Franco da Rocha, SP – Tel: 4443-7050. Não perca!
____________________________________________________________________
E para fechar nosso informativo, o poema completo de Drummond:
DISQUISIÇÃO NA INSÔNIA
Que é loucura: ser cavaleiro andante
ou segui-lo como escudeiro?
De nós dois, quem o louco verdadeiro?
O que, acordado, sonha doidamente?
O que, mesmo vendado,
vê o real e segue o sonho
de um doido pelas bruxas embruxado?
Eis-me, talvez, o único maluco,
e me sabendo tal, sem grão de siso,
sou — que doideira — um louco de juízo.