Projeto Vi-o-lar | Bate-papo 2 – É preciso falar!
3 de novembro de 2016No início desse ano, André Arruda e Fabia Pierangeli, da CONPOEMA, decidiram se juntar e construir um trabalho artístico com o tema da violência doméstica. Há meses eles estão ensaiando um experimento cênico, que faz parte do Projeto Vi-o-lar, que envolve diversas linguagens artísticas. O objetivo principal desse projeto é colocar a violência doméstica em pauta de discussão nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha.
Dentro do Projeto Vi-o-lar, já foram realizadas diversas ações para debater a violência doméstica. Teve apresentação do experimento cênico, encenado por Fabia Pierangeli, com direção de André Arruda. Já realizamos diversas ações de lambe lambe em Francisco Morato e em Franco da Rocha. Continuamos com a campanha #projetoviolar, onde fotografamos mais de 40 mulheres, com frases que elas escolheram e que colocam a violência contra a mulher em debate. Você pode saber mais sobre essas ações no nosso facebook ou nesse site.
E além de todas essas ações, os dois idealizadores do projeto me convidaram para contribuir na parte de audiovisual e futuramente construirmos um documentário sobre violência doméstica, que conte histórias de diversas mulheres da nossa região, que passaram por abusos e que hoje se sentem à vontade de compartilhar isso com a gente, também falaremos com profissionais que trabalham no atendimento às vítimas. Pois bem, o documentário está sendo construído, enquanto ele não fica pronto, vamos lançar pequenos vídeos das nossas conversas. O primeiro vídeo foi feito no Fórum de Francisco Morato, num ótimo bate-papo com Erineide e Lucia, assistentes sociais e Vanessa, assistente social e coordenadora do Centro de Referência da Mulher e Núcleo de Prevenção de Violência de Francisco Morato, clique aqui e veja esse vídeo.
E dessa vez, fomos conhecer uma mulher guerreira, que prefere não ser identificada, mas que abriu as portas de sua casa para nos contar sobre a situação de violência que sofreu. Pra gente, tem sido emocionante participar desse projeto, conhecer essas pessoas que passaram por situações traumáticas e que aceitaram dividir essas histórias com a gente, sabendo que é importante compartilhar isso e, quem sabe, mudar a situação de agressões e abusos que muitos vivem. Nós agradecemos a cada pessoa que teve confiança e contou-nos um pouco sobre suas trajetórias. Fique com essa história e se quiser nos contar alguma situação que aconteceu na sua vida, entre em contato pelo email: mariana@conpoema.org.br. Veja o vídeo:
Curta e compartilhe o projeto Vi-o-lar!!!