Quatro atrações artísticas no CONPOEMA Recebe….de julho
1 de julho de 2016Franco da Rocha receberá dois espetáculos teatrais e Francisco Morato dois espetáculos musicais gratuitos em julho. Na primeira sexta-feira do mês, o Centro Cultural Newton Gomes de Sá será palco para debate e apresentação de espetáculo teatral, no dia seguinte, sábado, o Calçadão de Morato receberá dois shows, e no meio do mês, as atividades voltam para o Centro Cultural.
“O Que Você Realmente Está Fazendo É Esperar O Acidente Acontecer”, é o mais novo espetáculo da Cia de Teatro Acidental, inspirado na obra O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, e será apresentado às 20h, do dia 1 de julho, no Centro Cultural de Franco da Rocha.
O espetáculo procura colocar em cena – de maneira crua e sem uso de metáforas – as convulsões de uma sociedade movida pelo ódio, cultivado em nome da liberdade de expressão.
Com direção de Carlos Canhameiro, que também assina a dramaturgia ao lado dos integrantes da Cia, a montagem não é uma adaptação da peça, mas sim um comentário desenvolvido a partir dela. Sentados em uma mesa, os atores dão voz a discursos diversos, de intelectuais a agressivos, de literários a acadêmicos, como num estranho colóquio sobre a obra rodriguiana.
Paralelo à apresentação do espetáculo, a Cia de Teatro Acidental traz, às 17h, também para o Centro Cultural, um bate-papo a respeito do “ódio como afeto político”, buscando refletir sobre o crescente discurso de ódio no debate político, sobretudo na internet.
A Cia. integrará a programação do CONPOEMA Recebe… através de sua circulação contemplada pelo ProAC, da Secretaria de Estado da Cultura.
Já em Morato, a população poderá assistir no dia 2 de julho, um grupo musical local formado da junção de poetas, compositores e músicos, Chalabrão e seo Bandolindo, se apresentará às 18h, com Jéssica Lorenzo (violino e voz), Caio Cury (violão 12 cordas, bandolim e voz), Sidnei Pioto (contrabaixo) sobre a base percussiva de André Arruda e os vocais de Thaís Ferreira e Charlis Abraão.
Às 20h, será a vez da apresentação do grupo Tabuleiro do Ary, um conjunto paulistano de samba e choro, formado em 2015 com a proposta de reviver as composições de grandes mestres da música brasileira como Cartola, Dorival Caymmi e Paulinho da Viola.
Formado pela cantora Ana Lessa, André Zahran no trombone, Caio Cury no bandolim, Cadu Altro no violão e Roman Sielert no pandeiro, o grupo trará para o calçadão um repertório variado, com temas instrumentais e canções para todo mundo cantar junto, dançar e aproveitar a noite.
E o grupo suzanense, Contadores de Mentira, volta pra região, com a apresentação de mais um espetáculo teatral. “Coma-me. O estado de revolta” será apresentado no dia 15 de julho, sexta-feira, às 20h, no Centro Cultural de Franco da Rocha, através da circulação do grupo pelo ProAC.
O grupo Contadores de Mentira revisita sua própria obra mais de uma década depois, em 2015, ano em que comemorou 20 anos de existência, o grupo repousou seu olhar no espetáculo que estava guardado em seus relicários. O grupo se lança na investigação da obra e a transporta para os dias atuais, mantendo sua estrutura base, mas garantindo, que como obra viva, se banhasse em novos mergulhos e reflexões.
Sinopse do espetáculo:
O espetáculo trata temas de reflexão política e social. A relação opressor e oprimido é conduzida por metáforas em que o espectador é estimulado a ser também um criador da obra. Temas como a violência contra as mulheres, questões raciais e de poder são servidos sobre a mesa em um “banquete” oferecido pela figura mítica de Leviatã.
A indicação etária é de 16 anos.
Programe-se e compareça a essa e todas as atividades do nosso Território CONPOEMA!
Endereços:
Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Av. Sete de Setembro, S/N, centro de Franco da Rocha
Calçadão de Francisco Morato – Praça Juvenal Hartmman, em frente a CPTM.
Mais informações: 44888524