Boas vibrações para 2016!
18 de dezembro de 2015Mais um ano está indo embora, 2015, não diferente dos anos anteriores, foi um ano cheio de surpresas boas pra gente, da Associação Cultural CONPOEMA. A cada ano, conhecemos novas pessoas que potencializam nossas ações na região, só conseguimos manter ações todos os meses através de parcerias com artistas e grupos que acreditam no nosso trabalho e também porque o público está lá, em cada apresentação teatral, musical, em cada sarau, show, reuniões e intervenções. O público é nosso eterno presente!
Esse ano, pessoas de todas as idades foram contempladas com 17 apresentações teatrais, 11 shows, 2 espetáculos de dança, 4 oficinas e 1 exibição de filme, através do projeto CONPOEMA Recebe, totalizando 35 atividades artísticas gratuitas, sendo 19 em Francisco Morato e 16 em Franco da Rocha, com 23 grupos artísticos diferentes, atingindo um público estimado de 1.800 pessoas.
Também tivemos 21 Saraus CONPOEMA, 8 em Francisco Morato, 3 em Franco da Rocha para a população e 10 para os internos do Complexo Hospitalar do Juquery, atingindo mais de 700 pessoas.
Lançamos 10 edições impressas do zine “Poesias do Front: a Cidade armada em versos” que divulgou e prestigiou a produção literária de poetas de nossa região, frequentadores do Sarau CONPOEMA.
Também realizamos 2 edições do Circuito Rock Morato, 11 apresentações do espetáculo “Juquery: memórias de quase vidas”, 15 apresentações do Conto de Todas as Cores, 3 do “Ara Pyau: Liturgia para o povo invisível“; 3 reuniões do Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juquery (das 8 realizadas no ano) e 2 oficinas culturais no Espaço CONPOEMA. Sem contar todas as ações e apresentações oferecidas no Oxandolá [In] Festa 2015 e eventos que realizamos em conjunto com amigos e parceiros como o OcupaCEU das Artes e o Comboio das Artes.
Esses números só ilustram nossa alegria ao olhar para 2015 e nos emocionarmos ao relembrar tanta coisa boa e transformadora que passou pela nossa região, afetando positivamente cada ser que via as apresentações com os olhinhos brilhando. Brilhando também ficam nossos olhos ao ver que estamos no caminho certo e que podemos sim, transformar o nosso quintal e fazer brotar flor desse chão visto como infértil. E pra quem ainda usa o termo “cidade dormitório”, deixamos esses dados, que são apenas uma parte do que está acontecendo por aqui. Não colocamos no pacote as ações culturais das diretorias de cultura das cidades, Morato realiza a Batalha da Estação e Franco da Rocha tem seus eventos fixos mensalmente.
Para cada um que está lendo esse texto, deixamos um forte abraço e o desejo de que tudo na vida de vocês dê certo e os deixe felizes. A CONPOEMA agradece a tod@s que continuam mantendo nosso trabalho de pé e bem vivo. Boas festas e um linda passagem de ano. E em 2016, é nóis de novo, arrebentando nessa quebrada!!!