Nós, mulheres da periferia: um exercício de empoderamento feminino
24 de novembro de 2015O “Nós, mulheres da periferia” é um coletivo formado por 9 mulheres, 8 jornalistas e 1 designer, todas moradoras de bairros periféricos da cidade de São Paulo. O coletivo atua desde 2012 abrindo espaços para dar visibilidade aos direitos não atendidos das mulheres, problematizar acerca de preconceitos e estereótipos que se cruzam com questões de classe social e raça e dar espaço para suas histórias, contadas por elas mesmas.
No último sábado, dia 21 de novembro, eu tive a honra de acompanhar a abertura da exposição multimídia “Quem somos [Por Nós]”. A exposição é fruto do projeto ” Desconstruindo esteriótipos#eumulherdaperiferianamidia”, contemplado pelo VAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo), que proporcionou uma série de oficinas que aconteceram em diversos pontos periféricos da cidade de São Paulo e envolveu uma centena de mulheres. Essas mulheres tiveram a oportunidade de dialogar, trocar experiências e problematizar sobre como a mulher periférica é retratada na mídia. Cenas e reportagens foram analisadas pelas participantes e a partir daí, uma rica troca de experiências foi se dando com o desenvolvimento do projeto. Experiências essas que se transformaram em Arte: fotos, vídeos, textos… Arte que transformou cada uma das mulheres que participou do projeto e que vai seguir transformando cada pessoa que passar pela exposição.
É emocionante olhar as imagens, ouvir os relatos e ver as frases/reflexões que foram produzidas nesses encontros. Eu não participei de nenhuma oficina, mas fiquei muito tocada, extremamente emocionada, tanto na roda de conversa que marcou a abertura da exposição como percorrendo os espaços criados e extremamente simbólicos da exposição propriamente dita. Eu, mulher da periferia, me vi representada nas falas que ouvi e nas fotos que vi.
Ando pensando muito sobre essa nossa condição de ser mulher na periferia e cada vez mais acredito que o caminho para que alguma mudança se efetive é trabalhar em nosso próprio empoderamento. Precisamos conhecer nossos direitos, precisamos compartilhar nossas dores, precisamos nos fazer ouvir. E o “Nós, mulheres da periferia” tem dado muitos passos nesse caminho.
Para quem ainda não conhece o trabalho desenvolvido por essas lindas mulheres guerreiras, clique aqui e conheça a página delas na internet.
Para os que ainda não foram conferir a exposição, corre que até dia 17 de dezembro ainda dá tempo. A exposição “Quem somos [Por Nós]” está no CCJ (Centro Cultural da Juventude) – Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP.
Parabéns as idealizadoras e a cada mulher que participou e se entregou a esse lindo projeto!!!
Deixo aqui as imagens que registrei através da máquina fotográfica, mas que ainda andam ecoando e reverberando dentro de mim…
[slideshow_deploy id=’10303′]