Adentrando o Juquery

Adentrando o Juquery

22 de agosto de 2016 0 Por Meire Ramos

(57)Fizemos duas temporadas do espetáculo “Juquery: memórias de quase vidas”, do Teatro Girandolá, na cidade de Franco da Rocha, além de circularmos por diversas cidades do interior paulista, e cidades daqui da Bacia do Juquery, mas sempre quando voltamos a apresentar por aqui, em nossa cidade ou região, é como se fosse a primeira vez. É muito bom perceber que além de nós mesmos, há muitas pessoas interessadas em nosso trabalho, e temos sempre uma receptividade incrível por aqui. Na última sexta-feira, dia 19, fizemos uma apresentação na programação do Festival de Inverno de Franco da Rocha, além de já ser muito especial apresentar na cidade, pudemos desta vez ter a maravilhosa experiência de levar o público para dentro de um dos prédios do Complexo Hospitalar do Juquery. Não sabíamos o quanto isso poderia despertar interesse no público ou não, tanto pela distância, como também pela carga emocional que poderia se despertar, mas tivemos a grata surpresa de muitos à porta para conferir mais uma apresentação.

As histórias ali ficaram ainda mais latentes. Com a presença neste espaço físico que mesmo depois da reforma – que o deixou com um ar mais leve para que seja possível adentrá-lo – ainda assim carrega tantas memórias, o espetáculo certamente possibilitou que o público refletisse a respeito de quantos por ali passaram, por quanto tempo e que vida ali levaram. Possibilitou também que os moradores da região conhecessem parte de sua história, uma história que sempre foi lacrada e impossibilitada de acessar: o que haveria por trás daqueles muros?

[slideshow_deploy id=’15359′]

Aos poucos, e por importantes ações das secretaria de Educação e Cultura da cidade em parceria com a direção do Complexo Hospitalar, a população vai tendo acesso a esse espaço, onde o velho e o novo se cruzam, onde a memória e o futuro dão as mãos, tirando as vendas e os estigmas. É preciso se saber que ali ainda existem pacientes remanescentes desta história de exclusão, e é preciso saber que é possível construir novas histórias a partir de agora. O local de nossa apresentação hoje reformado, é um Espaço de Multilinguagens cedido para a prefeitura, onde acontecem exposições, aulas de oficinas culturais, formação para professores, e a partir de agora, espaço também para apresentações. Essa população que tanto recebeu prédios para prender, hoje poderá usufruir de um subvertido para apreciação artística. Que nossa cidade seja agora exemplo de espaços de convivência e inclusão!

A programação do Festival de Inverno de Franco da Rocha, continua até o dia 28 de agosto, confira por aqui!